21/03/2018

Peter Blegvad



Fernando Magalhães
04.03.2002 140232  

Antes de me "lançar" na "polémica" que parece estar a esboçar-se, sobre a relevância de grande parte de concertos da nova eletrónica...

...não posso deixar de recomendar a audição de "The Naked Shakespeare", de Peter Blegvad (1983, ed. Virgin), que voltei a ouvir hoje de manhã.

Um álbum POP clássico que comprova a importância de P. Blegvad, como compositor e letrista.
A produção é de Andy Partridge, dos XTC, que também participa em várias faixas do disco (Familycat, suspeito que deverás gostar bastante, partindo do princípio que ainda não o ouviste...).

Entre uma pop excêntrica e momentos de puro surrealismo freudiano ("Irma"), o destaque vai para uma das grandes canções dos anos 80: "Powers in the air", um falso-blues eletrónico com uma das linhas de sintetizador mais discretas mas eficazes que alguma vez ouvi.

Volto a aconselhar a audição urgente de "Jodoji Brightness", do saxofonista Peter Apfelbaum com os Hieroglyphics Ensemble. O swing do tema "The hand that signed the paper" é assombroso. Para quem gosta de Lounge Lizards, Jazz Passengers, Ken Vandermark, etc, é imperdível!

FM
de partida para o almoço

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