21/03/2018

Soul Center 3



Fernando Magalhães
12.03.2002 190752

Recebi finalmente o CD.

Primeiras impressões:

- a fórmula é idêntica à do álbum anterior, recorrendo, desta feita, em 3 dos temas, a samples de Isaac Hayes e de uma banda de soul meio chunga, os Silver Convention, se não estou em erro.

- a música parece-me, no entanto, mais minimalista e...matemática, como se o disco se quisesse aproximar, ou tentasse encontrar uma solução de compromisso com os discos assinados em nome próprio, como Thomas Brinkmann.

- som fabuloso. Numa das faixas o som vem de lado, totalmente fora das colunas. Pura arquitetura sónica, jogando com o espaço.
Noutra faixa, ouve-se um som baixo como se fosse uma mancha de tinta auditiva a espalhar-se pelo corpo e pelo cérebro. O termo "visceral" aplica-se aqui com toda a propriedade. Não se trata de uma batida mas de uma poça, um charco de baixas frequências.

- A tecno continua a ser o veículo privilegiado, mas o groove diversifica-se, entrando por múltiplas direções, umas mais sofisticadas do que outras, mas sempre sem perder a inconfundível capacidade de arrastar o ouvido e o corpo atrás do ritmo. Neste aspeto, TB continua imbatível.

- Dá-me a ideia, no entanto, de ser um disco menos orgânico, ou menos espontâneo, que o anterior. Todo o edifício sonoro parece erguer-se de forma mais calculista. Ainda aqui, um parentesco com a música de...Thomas Brinkmann.

FM

Sem comentários: