Pop Rock
14 Maio 1997
poprock
14 Maio 1997
poprock
Bobby McFerrin
Circlesongs
SONY CLASSICAL, DISTRI. SONY MUSIC
“Circlesongs” completa um ciclo de evolução na carreira de Bobby McFerrin. A “voz total”, extensão do corpo, que animava a musicalidade primordial dessa obra-prima do canto, em solo absoluto e ao vivo, que é “The Voice”, evolui a partir desse marco para uma progressiva sofisticação e adaptação às normas da polifonia. Recorrendo ao “overdubbing” ou a verdadeiros grupos de cantores, Bobby McFerrin chegou a tocar perigosamente no “mainstream”, nessa aproximação a formas mais tradicionais (sem dúvida bastante menos viscerais…) do canto, sem, no entanto, se perderem os seus notáveis dotes de melodista e harmonicista, que caracterizam um álbum como “Medicine Music”.
“Circlesongs” dá mais um passo em frente, no sentido do aprofundamento da via polifónica, aqui com recurso a uma formação de 12 cantores (provenientes de diversas áreas musicais), na qual avultam os nomes de Sussan Deyhim e de um dos notáveis da música vocal erudita, Paul Hillier. Tomando como ponto de partida o canto étnico das tradições sufi, zulu, caraíba ou persa, Bobby McFerrin desenrola labirintos e tapeçarias vocais de incrível complexidade, que afectam profundamente o auditor, numa multiplicidade de ritmos e harmonias que, todavia, almejam a unidade espiritual. Infinitas vozes numa voz.
Mais ainda do que “Medicine Music”, esta é, verdadeiramente, uma música que cura. (8)
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