Sons
15 de Outubro 1999
DISCOS – POP ROCK
Gorky’s Zygotic Mynci
Spanish Dance Troupe (7)
Mantra, distri. MVM
Depois do decepcionante “Gorky 5” (incursão falhada no country-pop), os Gorky’s Zygotic Mynci retomam em “Spanish Dance Troupe” a aprendizagem e assimilação de algumas das estéticas “arty” dos anos 70 mas também dos 80 (Teardrop Explodes, XTC) que tinham encetado com “Barafundle”. De caminho tornaram-se uma estante fascinante da pop dos anos 90, capaz de colorir uma melodia com as cores de velhos retratos restaurados. “Hallway” entra em suavidade na “Saint-Tropez” dos Floyd, com os mesmos ecos, a mesma espacialidade e as mesmas vocalizações valium de Roger Waters. Ziggy Stardust arranha as guitarras dos Faust em “Poodle rockin’”, enquanto vai raspando em “Flying doesn’t help” de Anthony Moore. O gosto pela cena de Canterbury permanece intacto nos GZM, a julgar por temas como “She lives on a mountain” (influência dos Caravan) ou “Over & out”, este último praticamente decalcado de Kevin Ayers (já citado, aliás, em “Barafundle” na versão de um dos primeiros temas dos Soft Machine) entre interlúdios de guitarra acústica no meio de bucólicos prados. “Don’t you worry” é um curto postal ilustrado de saudades aos Incredible String Band, com uma voz émula de Licorice e o violino agatanhado de Robin Williamson. Um dos temas mais interessantes de “Spanish Dance Troupe”, “Hair like monkey teeth like dog”, microbestiário doméstico com o toque dos Faust, contrasta com o classicismo e os arranjos de cordas de veludo de “Freekles”, num álbum que, infelizmente, ficaria bem melhor sem o derradeiro “The humming song”, em que as ideias parecem ter-se escoado de súbito pelo ralo.
15 de Outubro 1999
DISCOS – POP ROCK
Gorky’s Zygotic Mynci
Spanish Dance Troupe (7)
Mantra, distri. MVM
Depois do decepcionante “Gorky 5” (incursão falhada no country-pop), os Gorky’s Zygotic Mynci retomam em “Spanish Dance Troupe” a aprendizagem e assimilação de algumas das estéticas “arty” dos anos 70 mas também dos 80 (Teardrop Explodes, XTC) que tinham encetado com “Barafundle”. De caminho tornaram-se uma estante fascinante da pop dos anos 90, capaz de colorir uma melodia com as cores de velhos retratos restaurados. “Hallway” entra em suavidade na “Saint-Tropez” dos Floyd, com os mesmos ecos, a mesma espacialidade e as mesmas vocalizações valium de Roger Waters. Ziggy Stardust arranha as guitarras dos Faust em “Poodle rockin’”, enquanto vai raspando em “Flying doesn’t help” de Anthony Moore. O gosto pela cena de Canterbury permanece intacto nos GZM, a julgar por temas como “She lives on a mountain” (influência dos Caravan) ou “Over & out”, este último praticamente decalcado de Kevin Ayers (já citado, aliás, em “Barafundle” na versão de um dos primeiros temas dos Soft Machine) entre interlúdios de guitarra acústica no meio de bucólicos prados. “Don’t you worry” é um curto postal ilustrado de saudades aos Incredible String Band, com uma voz émula de Licorice e o violino agatanhado de Robin Williamson. Um dos temas mais interessantes de “Spanish Dance Troupe”, “Hair like monkey teeth like dog”, microbestiário doméstico com o toque dos Faust, contrasta com o classicismo e os arranjos de cordas de veludo de “Freekles”, num álbum que, infelizmente, ficaria bem melhor sem o derradeiro “The humming song”, em que as ideias parecem ter-se escoado de súbito pelo ralo.
Sem comentários:
Enviar um comentário