Sons
11
de Junho 1999
PORTUGUESES
Romances
para o ano 2000
Amélia Muge, Brigada Victor
Jara, Gaiteiros de Lisboa, João Afonso e Sérgio Godinho
Novas vos
Trago (8)
Ed. e
distri. Tradisom
A ideia é
excelente e capaz de constituir um estímulo adicional para os neurónios dos
músicos envolvidos: criar novos arranjos e interpretações para romances da
tradição ibérica medieval. O livrete (igualmente excelente, aliás, como toda a
apresentação gráfica do CD) que acompanha a edição de “Novas vos Trago” explica
em detalhe a origem deste género musical que cruzou continentes e oceanos ao
longo da expansão portuguesa nos séculos posteriores e deixou vestígios em
territórios geográficos tão distantes como o Brasil e Goa. Na origem do
projecto está um programa designado “Marés do Som”, conjunto de espectáculos e
iniciativas musicais enquadrados no ciclo de exposições Memórias do Oriente
promovido pela Comissão dos Descobrimentos. Foi neste âmbito que surgiu o
convite a Amélia Muge, Brigada Victor Jara, Gaiteiros de Lisboa, João Afonso e
Sérgio Godinho, tendo presente que o produto musical daí resultante obedeceria
a critérios de contemporaneidade e a uma leitura actualizada e vivificante do
romanceiro tradicional. Neste sentido, se “Novas vos Trago” traduz as várias sensibilidades
dos artistas participantes, representou de igual modo a possibilidade de estes
poderem experimentar novos métodos de criação e de se envolverem em contextos
poético-musicais divergentes das facetas mais habituais das respectivas obras.
É neste aspecto que “Novas vos Trago” se revela particularmente fascinante, no
modo como faz sobressair a diversidade a partir da unidade do conceito.
Dez temas (dois por cada artista)
compõem o alinhamento de “Novas vos Trago”. João Afonso abre o disco com “Morte
do príncipe D. Afonso de Portugal”. Este e o outro tema com a sua chancela, “S.
Simão”, constituem o elo fraco do disco. A voz, demasiado lisa e pouco
expressiva do cantor, impede qualquer tipo de profundidade. Parece Fausto com
anemia. Os arranjos, simplistas e algo preguiçosos, não ajudam.
Sérgio Godinho aparece a seguir
com “O rei e a virgem romeira”. Não é um portento, mas soa interessante a
maneira como tira partido do naipe de cordas. Em “As bodas de Paris” está nas
suas sete quintas, num tom “andante” sobre a temática do amante e do marido
traído que pode voltar a qualquer momento, recorrente em inúmeros romances
medievais (pudera, a ida dos fidalgos para a guerra deixava em casa desejos não
satisfeitos, não havendo cinto de castidade que lhes valesse…).
Amélia Muge faz questão, como
seria de esperar, em correr riscos. O arranjo de José Manuel David (que também
toca neste tema trompa, gaita-de-foles, caixa de rufo, tamboril galego, bombo e
adufe) e a presença de outros dois Gaiteiros de Lisboa, Pedro Casaes (coros) e
Rui Vaz (coros, gaita-de-foles, caixa de rufo e adufe) permitem-lhe fazer
dançar a voz, como tanto gosta, em “Donzela guerreira”, um tema feminista
“avant la lettre”. A toada épica, envolvida pelo coral dos Gaiteiros, regressa
em “Dona Olívia”. Amélia canta como se a D. Olívia fosse ela num tema que vale
ainda pela intervenção de José Manuel David na cromorna e pelo lamento final, a
perder-se no fundo das eras, da cantora.
Como um pregão, “Floresvento”
anuncia a entrada oficial dos Gaiteiros de Lisboa. Soa completamente medieval,
com o toque de ousadia que os Gaiteiros imprimem a tudo o que fazem. A parte da
polifonia vocal faz lembrar os Gentle Giant mas a gaita-de-foles repões de
imediato as coisas no lugar certo. Que no caso dos Gaiteiros nunca é o que se
espera. “O falso cego”, faixa que encerra “Novas vos Trago”, inicia-se num tom
brechtiano e prossegue com uma espantosa e originalíssima polifonia vocal,
aspecto em que os Gaiteiros se revelam, cada vez mais, verdadeiros mestres.
A maior e mais agradável surpresa
de “Novas vos Trago” é trazida, porém, pela Brigada Victor Jara, que parece ter
agarrado a oportunidade para se lançar em voos mais altos do que os que lhe são
habituais. “Parto em terras distantes”, com arranjo de Aurélio Malva, balança
com o tom medievo apropriado na voz da convidada Margarida Miranda, apoiada
pelo proverbial toque de classe do violino de Manuel Rocha. Mas a surpresa
maior e um dos momentos mais tocantes de todo o disco é a vocalização de Lena
d’Água, na segunda versão do mesmo tema, desta feita assinada por Ricardo Dias.
Diferente de tudo o que fez antes, Lena faz aparecer nos recantos da sua voz
uma Idade Média imaginária. O modo como a antiga cantora dos Beatnicks e dos
Salada de Frutas coloca aqui a voz e faz uso de ornamentações, permite pensar
num novo reposicionamento deu na música popular portuguesa. Lena d’Água, a
mesma de “Olha o Robô”, quem diria?...
“Novas vos Trago” aproxima a
música portuguesa das suas raízes mais longínquas, empurrando-a simultaneamente
para o futuro. Um trabalho com cabeça, tronco e membros. Ou uma questão de
amor…
Sem comentários:
Enviar um comentário