Y 10|JANEIRO|2003
roteiro|discos
MEREDITH MONK
Mercy
ECM,
distri. Dargil
9|10
Escrita
para uma “perfomance” criada por Monk de parceria com Ann Hamilton, a música de
“Mercy” prossegue uma via de desenvolvimento encetada com “Dolmen Music”, de
aliança entre a polifonia antiga, o minimalismo, a eletrónica e a investigação
sistemática dos limites musicais da voz humana. Acompanhada pelo seu habitual
“ensemble” vocal, Allison Sniffin (piano, sintetizador, viola e violino), John
Hollenbeck (percussão, melódica, piano) e Bohdan Hilash (clarinetes), Meredith
Monk sobrepõe “layers” vocais/corporais sobre fraseados melódicos repetitivos,
ora de estrutura menos linear, como no magnífico “Core chant” final, liturgia
imbuída do ascetismo pré-barroco de um Schutz ou de Gabrielli. Outras inflexões
aponta para a obra de Daniel Schell (“Braid 1”), o canto gregoriano (“Braid 2”)
e curiosas acentuações árabes (“Urban march”), a par de extensões fonéticas
patentes em “Masks” (apesar de Irene Papas ter feito, há anos, algo muito
semelhante….). Um mundo único e em perpétua expansão que em “Mercy” roça a
perfeição.
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