QUARTA-FEIRA, 24 OUTUBRO 1990 POP ROCK
Birds of Passage
LP e CD, Crammed, distri. Contraverso
“Bom-gosto” é o termo que
define este disco na perfeição e graças ao qual os noruegueses Bel Canto, desde
que se estrearam com “White-Out Conditions”, conseguem suprir a falta de génio,
através de uma invulgar capacidade para a disfarçar. Música que atrai pelo lado
de fora. Sedutora na forma polida e clássica como afaga o cérebro, mais do que
os sentidos. Sedução pela inteligência, empreendida e concretizada sem grande
esforço pela voz (belíssima) de Anneli Marian Drecker. O tempo cada vez mais
pertence mais às mulheres – já o sabíamos. Este disco volta a comprová-lo. Aqui
tudo se realiza em função da voz de Anneli Marian. Laboratorialmente, cada som
foi criado e testado de maneira a encaixar-se com um máximo de eficácia nos
diversos registos vocálicos da cantora.
Impera a eletrónica:
“samplers”, percussões digitais, o trivial neste final de século. Para amenizar
um pouco a frieza dos “bits”, foram chamados alguns dos músicos habitualmente
ligados à editora: Luc Van Lieshout (dos Tuxedomoon, no “flugelhorn”), Jeannot
Gillis (violino, viola-de-arco), Marc Hollander (dos Aksak Maboul, clarinete,
teclados e percussão) e Claudine Steenackers (violoncelo). Certas passagens de
“Birds of Passage” sugerem climas semelhantes aos que os This Mortal Coil
criaram. “Continuum” e “The Glassmaker” dão cor e colorido exótico ao ambiente
solene prevalecente ao longo de quase todo o disco. O primeiro, cantado em
espanhol por Anneli, fala de maldições, de ritmos ocultos e mágicos que impelem
a dançar. No segundo, a voz e o canto aproximam-se de um registo étnico
semelhante ao que utilizou Mari Boine Penser, no maravilhoso disco que
recentemente gravou para a Real World. Os Bel Canto, ao contrário dos Dead Can
Dance, em “Aion”, não serão por enquanto capazes, pela sua música, de fazer vibrar
os espaços imensos de uma catedral. Para já, uma capela chega-lhes. Poderá a
voz de Anneli Marian voar mais alto? ***
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