23/05/2018

Hoje não há thread de discos ouvidos



Fernando Magalhães
12.07.2002 160453

O BERNARD PARMEGIANI é provavelmente o mais importante compositor de música eletrónica/eletroacústica deste século, à frente dos igualmente importantes FRANÇOIS BAYLE, MICHEL CHION, MICHEL REDOLFI, CHRISTIAN ZÁNESI, etc, ou seja, a escola francesa ligada à INA. GRM (Institut National de L'Audiovisuel - Groupe de Recherches Musicales), que é também uma editora, aquela, aliás, onde "La Création du Monde" foi editada. Esta peça foi composta entre 1982 e 1984 e a primeira edição em disco, creio, é de 1991. O CD que tenho é já de 2000.

"La Création du Monde" é, juntamente com "De Natura Sonorum", uma das obras fulcrais do compositor, de quem, aliás, escrevi há uns anos uma crítica no SONS, a propósito de uma edição pela Ananana (?), Matéria Prima (?), de outro álbum excelente, "Pop'Eclectic".

"la Création du Monde" é, de certa forma, também a criação da música. Uma magma de eletrónica à base de texturas e granulados que vão do telúrico ao celestial, sons "sensíveis", quase palpáveis, numa metamorfose constante em busca da luz. Entre a abstração "monstruosa" e pulsações cósmicas, uma obra total. Fennesz e os tipos todos que só agora aprenderam a gatinhar :D devem tudo a este senhor.

És capaz de gostar muito é do FRANÇOIS BAYLE, cuja música é mais rendilhada e, em certo sentido, subtil e delicada, mais próxima da eletrónica que se fala aqui no fórum. Todos estes CDs se encontram na VGM (no Príncipe-Real, o "Paraíso" da eletrónica contemporânea, mas também música antiga, edições de jazz fabulosas já retiradas do mercado, etc).

FM

Sem comentários: