16
de Junho 2000
POP
ROCK - DISCOS
Giant Sand
Chore
of Enchantment (8/10)
Thrill Jockey, import. Ananana
Imagens da América. “Americana”,
dizem, derradeira materialização do “sonho americano”. Para Howe Gelb, veterano
dos Giant Sand (em trio com Joey Burns e John Convertino, também elementos dos
Calexico), a realidade e o sonho confundem-se no magnífico caleidoscópio de
mitos americanos à deriva que é “Chore of Enchantment”, enésimo álbum de uma
discografia iniciada há cerca de 20 anos. Dedicado a um dos fundadores da
banda, Rainer Ptacek, falecido em 1997 de um tumor cerebral, materializa de
forma brilhante as alucinações de LSD que em 1976 estiveram na base do encontro
de Gelb com Ptacek – num bar esquecido, onde tocaram juntos a mesma canção
durante 45 minutos. Poderia servir de banda sonora a “Delírio em Las Vegas”, se
em vez de Las Vegas o cenário fosse o Arizona. Um mellotron solene, um órgão
Hammond B-3 litúrgico, um excerto da ópera “O Elixir do Amor”, de Donizetti (a
preferida de Ptacek), arremedos de hip-hop, uma “guitarra no estilo de Wille
Nelson”, vibrafone, acordeão, guitarras dolentes como o trote de cavalos saídos
de um “western”, chuva, os ecos de um salão de baile abandonado, discos antigos
de 78 rotações, samples que cosem remendos eletrónicos ao pano cru de canções
que se agarram à pele e à alma fazem de “Chore of Enchantment” um álbum que
retrata de forma superlativa a América que, nos filmes, associamos àquelas
oficinas de sucata que emergem no deserto como miragens, enfeitadas sem sentido
com quilómetros de fios de luzes de Natal. David Byrne filmou estas mesmas
“True Stories”, tao verdadeiras como o brilho do espetáculo.
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