2
de Junho 2000
POP
ROCK - DISCOS
Messer Für Frau Müller
Allo,
Superman! (8/10)
What’s so Funny about, distri. Ananana
Para além das cenas de
Canterbury, Chicago, Detroit, Viena, Berlim, Setúbal ou Düsseldorf, registe-se a existência da menos
badalada mas não menos agitada cena de São Petersburgo que, desde os anos 70 e
com sede privilegiada no Tam Tam Club, assistiu e promoveu a eclosão dos
movimentos “hippie”, punk, new wave, gótico, etc, na Rússia. Brian Eno circulou
por lá durante algum tempo (chegando a produzir o grupo Zeni Geva). Pioneiros
do tecno soviético como os Novi Kompositori, DJ K-Fear, Good Dead Davidoff,
Alexandroid (“house”), Deadushki (apelidados os Chemical Brothers russos), Mo
Fun (“jungle-jazz”) ou Christmas bubbles passaram pelo Tam Tam Club que,
entretanto, encerrou as portas por ordem judicial (a droga vendia-se lá
livremente...). Oleg Kostrow (ou Kostrov), de quem já se conhecia o magnífico
“Great Flashing Tracks from Iowna” é um veterano da cena de S. Petersburgo
(hoje povoada por gente com os Jah Division...) e, juntamente com Oleg
Gitarkin, um dos elementos dos Messer Für Frau Müller. O que encontramos em
“Allo, Superman!” é um delírio ainda mais requintado que o de “Flashing
Tracks”, um caldeirão borbulhante de colagens e eletrónica “funny”, “easy
listening”, música de variedades russa, “lounge jazz”, “drum ‘n’ bass”, spots
publicitários, rumbas, pop de garagem dos anos 60, samples de música clássica e
tudo o mais que vem à rede, num redemoinho incessant que chama por Felix Kubin
e Holger Hiller mas, sobretudo, se revela como um parente próximo e
plastificado de “The Sylvie and Babs Hi-Fi Companion” dos Nurse With Wound.
Para ouvir, clique: Messer Für Frau Müller - Good Bye, Sea!
Para ouvir, clique: Messer Für Frau Müller - Good Bye, Sea!
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