Pop
NEIL YOUNG
QUARTA-FEIRA,
7 MARÇO 1990 VIDEODISCOS
A DISCOTECA
Apelidaram-no de “looser”, mas no fundo é um
vencedor. Ou um sobrevivente. Já passou por tudo e escapou ileso, ou quase.
Melhor ou pior cicatrizadas, as feridas sempre serviram de pretexto para cantar
novas e sofridas histórias. Com “Freedom”, o seu álbum mais recente, Neil Young
regressa em força com um punhado de canções onde o pesadelo americano se
confunde com as suas próprias fantasias.
Histórias da América,
mil e uma aventuras na terra de todos e ninguém. Viagem pela paranoia urbana e
pelos grandes espaços abertos de uma nação paradoxal. Dramas e alegrias, a
morte de amigos, a queda quase fatídica nas drogas pesadas, tudo isto este
canadiano viveu, traduzindo para palavras e música todas estas experiências.
Consoante a época e a disposição, utilizou-se dos géneros musicais mais
díspares para melhor contar todas as peripécias. Das raízes “country” ao “rock
‘n’ roll” mais pesado, passando pelo rockabilly, os “rhythm and blues” e as
experimentações eletrónicas, deixou bem impressas as marcas da atitude ímpar e
pessoalíssima.
Neil Young é o marginal por
excelência, de guitarra e mochila às costas, percorrendo as estradas e o lado
mais negro da alma americana. A força da personalidade e da música contrastam
com a aparente fragilidade da voz. Seja nas baladas acústicas ou na batida rock
mais saturada de eletricidade, é sempre a voz que, ironicamente, se destaca. E
assim, aos poucos e a pulso, se foi construindo o mito, que este “Freedom” se
encarrega de reforçar.
Começou nos Buffalo Springfield (se
descontarmos os três anos que passou no Canadá com os Squires, tocando no
circuito “folk”), ao lado de Stephen Stills, com os quais gravou alguns álbuns.
“Neil Young”, de 68, é o seu primeiro disco a solo, mas nem mesmo a presença de
Jack Nietzsche e Ry Cooder conseguiram evitar o fiasco em termos de vendas. Já
com a sua banda de apoio, os Crazy Horse, grava “Everybody Knows this is
Nowhere”, de 69, que, ao contrário do disco anterior, entra no top de vendas e
é disco de ouro. Depois é o clássico “After the Goldrush”, do ano seguinte, com
temas famosos como “Only Love Can Break your Heart” ou “Southern Man”.
Predominavam nestes discos as influências folk, ainda determinantes no álbum
seguinte, “Harvest”, um dos seus discos mais vendidos, mas caindo por vezes no
tom bonitinho pela inclusão nalguns temas da London Symphony Orchestra. “Heart
of Gold” (“top one” nos E.U.) e o magnífico “The Needle and the Damage Done”, a
clássica canção anti-droga, são os temas mais conhecidos. “After the Goldrush”
chega ao número oito na lista americana e é sétimo no Reino Unido. “Harvest”
alcança o primeiro lugar em ambos os “Tops”.
“Journey Through the Past” (72) é um
duplo com a banda sonora do filme do mesmo nome e inclui temas repescados dos
Buffalo Springfield e do quarteto com David Crosby, Stephen Stills e Graham
Nash. Seguem-se “Time Fades Away” (ao vivo de 73), “On the Beach” (74) e, logo
a seguir, “Tonight’s the Night”, gravado “ao vivo” em estúdio, o álbum mais
negro e desesperado de toda a sua discografia, povoado de referências à
“drug-culture” e dedicado ao músico dos Crazy Horse, Danny Whitten, morto de
overdose. “Zuma” (75) contém o longo “Cortez the Killer” com um show de
guitarra pontuando a narração das prepotências imperialistas levadas a cabo na
América do Sul. Em 76 grava “Long May You Run” de parceria com Stephen Stills
e, no ano seguinte, “American Stars ‘n’ Bars” tendo como vocalistas convidadas
Linda Ronstadt e Emmylou Harris. “Comes a Time” (78) é um álbum à base de
guitarra acústica e “Rust Never Sleeps” (79) assinala o regresso dos Crazy
Horse. Os passos seguintes são mais um registo ao vivo no duplo “Live Rust”
(79), o retorno ao “country” com “Hawks and Doves” (80) e o capricho eletrónico
de “Trans”, misturando os sintetizadores e as caixas de ritmo, o rock dos Crazy
Horse e a guitarra de Lofgren. A revista “Village Voice” considera Neil Young
“artista da década”.
“Everybody’s Rockin’”
(83) é puro “rockabilly” interpretado pelos Neil & The Shoeking Pinks e
“Old Ways” (85) o “Country” revisitado. “Landing on Water”
(86) dá origem a um vídeo de longa duração. “Decade” é um triplo de compilação
de alguns dos seus melhores temas (com a subjetividade que tal classificação
sempre comporta). Entretanto, Neil cede às pressões do “business”, gravando os
menos interessantes “Life” (87) e “This Note’s for You” (89).
Finalmente a pérola mais recente,
“Freedom”, que é já um clássico e dos álbuns mais fortes da carreira do músico,
a guitarra de Neil soando mais cáustica do que nunca em temas como “60 to
Zero”, “Eldorado”, “Brodway” ou a versão elétrica do ironicamente intitulado
“Rockin’ in the Free World”.
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