Pop Rock
8 JULHO 1992
REEDIÇÕES
8 JULHO 1992
REEDIÇÕES
FAIRPORT CONVENTION
Tipplers Tales
CD, BGO, distri. Variodisc
Datado de 1978, “Tipplers Tales” é o derradeiro álbum dos Fairport Convention com o violinista Dave Swarbrick, já antes confrontado com a ameaça de surdez provocada pela potência decibélica da banda nos espectáculos ao vivo. Para trás tinham ficado clássicos do folk rock, como “What We Did on Our Holidays”, “Unhalfbricking”, “Liege & Leaf” e “Full House”, os três primeiros contando ainda com a voz da malograda Sandy Denny.
Permanece neste disco ainda viva a energia e o amor ao cancioneiro tradicional britânico, expresso de forma soberba na versão longa do épico “Jack O’ Rion”, que inclui partes escritas por Swarbrick, e nos clássicos “Reynard the fox” e “John Barleycorn”. Uma energia que o envelhecimento dos músicos das primeira formações da banda – além de Swarbrick, Simon Nicol e Dave Pegg (Richard Thompson e Dave Mattacks já tinham abandonado, atraídos por músicas bem afastadas da folk) – levou à sua inevitável queda, para a espaços ressurgir, como no álbum de instrumentais “Explective Delighted”, último álbum digno do nome e da herança legados pela lenda Fairport Convention.
Ric Sanders bem procura hoje manter acesa a chama, nos discos e nos espectáculos de reunião que anualmente celebram o aniversário da banda. “Tipplers Tales” ainda tem brilho próprio. Depois, pouco restaria para além do cintilar da recordação. (8)
Sem comentários:
Enviar um comentário