10/09/2021

Sassetti apresenta "Indigo" no Fórum Lisboa

CULTURA
SEXTA-FEIRA, 11 FEV 2005
 
SASSETTI APRESENTA “INDIGO” NO FÓRUM LISBOA
 
“Nocturno” e “Indigo”, os seus dois últimos álbuns, elevaram Bernardo Sassetti à categoria de um dos melhores pianistas atuais da cena internacional. Nestes dois trabalhos (o último foi editado em 2004), a sensibilidade e o intimismo – aliados a uma conceção impressionista da música, onde a emoção atribuída a cada nota é determinante para o sentido do discurso final – juntam-se à inteligência e ao apuro técnico. Hoje, Sassetti apresenta “Indigo” no Fórum Lisboa.
            Thelonious Monk e Bill Evans são duas referências históricas determinantes na evolução do seu estilo, mas a audição, quer de “Nocturno”, quer de “Indigo”, ambos gravados na serenidade e nas condições ótimas de Belgais, mostram um intérprete igualmente tocado pela escola impressionista, de Satie e Debussy.
            Mas a música de Sassetti não se esgota na soma destas influências, antes se sintetiza de forma original num extraordinário sentido melódico e em intricadas e filigranísticas visões harmónicas. É também um excelente improvisador e – comprovam-no as suas várias colaborações com outro notável pianista português, Mário Laginha – um excelente interlocutor. Pouco importa dar resposta à questão de saber se a música de Sassetti está mais perto do jazz ou da música clássica. Estará, porventura, mais perto dos sonhos, da lua e do coração.
            O seu passado também diz alguma coisa – estudou com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna, tocou com o quarteto de Carlos Martins, Moreiras Jazztet, Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy, Andy Sheppard, Art Fermer, Kenny Wheeler, Charles McPherson e Steve Nelson, e integrou a United Nations Orchestra. Com o quinteto de Guy Barker gravou o CD “Into the Blue”, nomeado para os Mercury Awards de 1995. Participou ainda nos álbuns “Dundunbama” e “Tibiri Tabara”, com os Sierra Maestra, “Desafinados”, com os Tetvocal, “Jamaica by Night”, com Andy Hamilton e “What Love is”, com Guy Barker e o convidado Sting. Compôs, entre outras bandas sonoras, a música para o filme “Maria do Mar”, de Jorge Leitão de Barros, na comemoração do 10° aniversário da Videoteca de Paris - Auditório do Forum des Halles, em encomenda do canal franco-alemão La Sept Arte.
 
BERNARDO SASSETTI
LISBOA Fórum Lisboa. Tel. 966130746. Às 21h30. Bilhetes a 15 euros 

Sem comentários: