08/02/2018

American Music Club - California


Independente
20/09/1989

AMERICAN MUSIC CLUB

CALIFORNIA; Demon, Import. Nébula

           
O rock, esse eterno cadáver adiado, volta ao nosso convívio, graças a dedicação dos membros do Clube de Música Americano. Mas como? Mostrando que ainda é possível inovar no velho compasso de 4 / 4, recorrendo apenas às sacro-santas guitarras, ao mito americano, e o que resta em talento? É óbvio que não. Há 20 anos também se faziam discos como este. Com as mesmas guitarras e talvez com mais talento.
            Os American Music Club estão-se nas tintas para a inovação. Homenageiam os mestres, e isso basta-lhes. Prolongam o mito, dão-lhes novas roupagens, contam histórias novas. Os mestres são vários, e todos históricos, com os Byrds (na época ninguém lhes ligava) ou os Grateful Dead.
            Hoje fazem parte da pré-história e parecem fascinar toda uma nova geração de músicos americanos, atacados pelo nefasto vírus de revivalismo. Vamos todos deixar novamente crescer o cabelo, enfeitá-lo com flores, pegar numa guitarra e partir para a Califórnia. Ou, então, escutar “Now You’re Defeated” ou “Jenny”, experimentando a maravilhosa sensação de participar em Woodstock no aconchego do lar.
            Os sócios deste clube escolheram os seus estatutos: manterem-se fiéis aos seus ídolos, às raízes country e rock e à pátria amada. São felizes assim. Fazem-nos felizes assim, se esquecermos que as propostas mais interessantes da música atual há muito que não passam pelo rock.
            O álbum não envergonha os seus autores. É adequado. Ouve-se bem. Enfim, não adianta nem atrasa. Mas é bonito, como devem ser o sol e o mar na Califórnia.

Sem comentários: