24/04/2018

Chuck E. Weiss melhor que Tom Waits?



Fernando Magalhães
28.05.2002 160403

...Não sei, até porque ainda não ouvi nem o "Blood Money" nem o "Alice".
O que sei é que o novo álbum do senhor Chuck E. Weiss (amigo de Waits de longa data) , "Old Souls & Wolf Tickets" (ed. Rykodisc/Slow River) é espantoso.

O disco tem aquela qualidade rara de mostrar à evidência ter sido feito por alguém que anda há muitos anos nisto, tem um gozo imenso no que faz e mergulha a sua música nas raízes mais genuínas. Neste caso a soul music, o rhythm 'n blues, o blues mais sanguíneo e o vaudeville, a par de canções excêntricas, algumas de sabor tribal.
Enfim, uma área em tudo semelhante á de Tom Waits, com a diferença de que neste disco tudo sai de forma natural, fluida e, ao mesmo tempo, poderosa.
Imagine-se o calor de um "Mardi Gras" no Louisiana, uma sessão de R & B (o som, os solos de órgão Hammond são um prazer por si só, neste disco) tirada do filme "The Blues Brothers", valsas de cabaré, interlúdios amorosos de alguém mentalmente desequilibrado mas, ao mesmo tempo, senhor de uma alegria imensa.

É um daqueles discos que considero...exaltantes...que dão vontade de abrir a janela e pôr a aparelhagem a tocar no máximo.

FM

PS-Toda a gente devia ler, do princípio ao fim, o artigo de 8 páginas sobre os VAN DER GRAAF GENERATOR, na MOJO de Maio.
Há quem compare o Peter Hammill, em importância, a Frank Zappa e a...Picasso (!!). E que é um dos maiores génios/músicos/poetas da música deste século.

Deviam ler.
:o

Sem comentários: