03/04/2018

SUPERSISTER



Fernando Magalhães
15.03.2002 190742

Não quero entrar no fim-de-semana sem deixar de falar de uma audição (ontem) que me deixou absolutamente extasiado.

Encontrei o CD em questão, em saldo (8,95 euros na Roma Megastore). pertence a uma banda de que apenas tinha ouvido falar (de facto, há muitos anos), sem que verdadeiramente me tivesse interessado em saber a que é que soaria. Entretanto alguém já me alertara para a excelência da sua música.

A banda é holandesa e chama-se SUPERSISTER. Os dois álbuns que ouvi, estão compactados (e remasterizados) numa versão "dois em um" da Polydor, com uma capa desgraçada, mas a música...meu Deus!....

São eles: "Letter from Nancy", de 1970, e "To the Highest Bidder", de 1971.

Pelas datas já adivinharam: trata-se de uma banda do período áureo do... Progressivo. Mas atenção: é um daqueles discos (na verdade, dois discos) de exceção. Magnificamente tocado, junta experimentação, eletrónica, jazz, humor e acima de tudo uma imaginação e um equilíbrio notáveis.
Coloco os dois discos entre os clássicos dos anos 70.

Imaginem um cruzamento de "Third", dos SOFT MACHINE, com (outra obra-prima) "The Polite Force", dos EGG e uma atitude e imaginação aparentadas às dos GENTLE GIANT, com vocalizações tão suaves e viciantes como as de uns CARAVAN...

Ao pé dos SUPERSISTER, outras bandas holandesas da época, como os FOCUS, SOLUTION ou FINCH, parecem-me quase vulgares.

Esta mensagem, estou ciente disso, não chegará provavelmente para convencer alguém a desatar à procura deste CD mas, garanto-vos, quem se dispuser a tal e ouvir esta música, sentir-se-á recompensado!

FM
Prog

Sem comentários: