23/07/2015

Moulin Rouge




"Moulin Rouge" (Outsider)

Fernando Magalhães
22.10.2001 140201

Tem piada, fui ver esse filme no sábado, sem sequer me lembrar do que já tinha lido sobre ele na Imprensa.

Resultado: Choque inicial, a seguir a uma primeira sequência (a câmara que invade Paris) que achei fenomenal.

Depois, o espanto e o cansaço visual (estava na 2ª fila no cinema do Colombo, ecrã monstruoso. LOOL). "O que é que se passa?". Aquela mistura de ritmo (e ruídos..) de desenhos animados alucinante, kitsch e canções pop inglesas dos anos 70 parecia não fazer grande sentido.

Mas já a verificação: Tecnicamente o filme é um portento!

Mas depois, à medida que o lado melodramático se vai impondo tudo parece lentamente ir fazendo sentido. The show must go on. O humor, a tragédia, o ridículo e a música (até o "Heroes" do Bowie lá aparece e, já agora, de quem é a canção épica - não cheguei a ver a ficha técnica final - em que se canta, precisamente, "the show must go on"? O estilo é muito Peter Hammill, no seu registo mais operático) enredam-se numa fantasia de ilusão e lantejoulas. É o teatro, o entertainment plenamente assumido como cenário do vazio e da morte mas também do amor.

Toda a sequência final, da estreia da peça, com a sobreposição entre o drama teatral e o drama real, é brilhante.

Gostei.

FM


Lestat
22.10.2001 121249

Que bosta!
Bem, eu só tenho a dizer que achei esse filme dos piores que já vi na vida.
Pela primeira vez saí da sala a meio do filme. Nunca tinha feito isto, nem com o "Fantasma", filme Português que deve vir em segundo na lista dos piores. Logo depois do (*yack!*) Moulin Rouge (*yack!*) ...

Mas pronto, vejo que causa amores e ódios... ;)

Lestat.

Fernando Magalhães
22.10.2001 140201

Re: Que bosta!

Cerca dos 15, 20 minutos do filme também pus seriamente a hipótese de sair. Mas resisti estoicamente e a verdade é que o filme vai adquirindo aos poucos uma dimensão de tragédia e de desmesura dramática que acaba por prender a atenção.
De resto, parece que este tipo de reacção foi comum a várias pessoas que viram o filme, inclusive alguns dos críticos do PÚBLICO...

FM

Sem comentários: