31/07/2015

Pós-punk na Uncut




"Pós-punk na Uncut" (brotherjames)

Fernando Magalhães
27.11.2001 140220

quote:

Publicado originalmente por brotherjames

Comprei pela primeira vez uma revista que não fazia parte da minha dieta: a Uncut. Foi um artigo de Simon Reynolds, que também escreve na Wire, sobre a cena pós-punk inglesa que me fez comprá-la. E que artigo! Percorre com depoimentos alguns dos momentos cruciais de um dos melhores períodos da música inglesa. Bandas como os PIL, This Heat, Pop Group, The Fall, Gang Of Four, A Certain Ratio, Josef K, Scritti Polliti, Alternative TV foram alguns dos protagonistas principais de uma cena, infinitamente superior aos new-romantics da treta ( Duran Duran, Human League, etc.), e cuja natureza Reynolds analisa muito bem. Ou seja quem quiser um bom antídoto para os textos de Nuno Galopim encontra-o aqui. Simplesmente imperdível. E aconselho-o a todos os forenses, sem reservas.
Entretanto fiquei com uma boa impressão da revista. Artigos sobre bons filmes (Straw Dogs, Apocalypse Now, o último do Carpenter) e um CD de graça. Nada mau.


Saudações


Dessa lista, os mais importantes são, na minha opinião, os THIS HEAT, grupo determinante no desenvolvimento do pós-rock. "This Heat" e "Deceit" são álbuns incontornáveis da década de 80. Charles Hayward, um dos elementos do grupo e, até hoje, nome importante das novas músicas fundou a seguir outro grupo excelente, cuja música é uma espécie de prolongamento menos radical dos This Heat, os THE CAMBERWELL NOW, autores do álbum "The Ghost Trade".

Os THE HUMAN LEAGUE foram outro dos grupos importantes para o pós-rock. Tornaram-se neo-românticos apenas a partir do álbum "Dare". Antes disso gravaram dois álbuns espantosos que todos os apreciadores de electrónica deveriam ouvir: "The Human League" e "Travelogue" (andam por aí disponíveis, a baixo preço, os CDs da Virgin). Mais para trás ainda, os HL faziam música industrial maolida (digamos assim), sendo considerados uma espécie de rivais dos CABARET VOLTAIRE. Nesse período gravaram o EP "The Dignity of labour", música belíssima, cujos temas foram incluídos como bonus tracks no CD de "Travelogue",

FM

Sem comentários: