25/02/2016

THE CHIEFTAINS + BERT JANSCH + JOHN RENBOURN + FAIRPORT CONVENTION

Y 19|ABRIL|2002
roteiro|discos

THE CHIEFTAINS
The Chieftains 7
The Chieftains 8
The Chieftains 9: Boil the Breakfast Early
8|10
Columbia Legacy, distri. Sony Music

BERT JANSCH
Birthday Blues
Rosemary Lane
8|10
Sanctuary, distri. Som Livre

JOHN RENBOURN
John Renbourn
7|10
Sanctuary, distri. Som Livre

FAIRPORT CONVENTION
Some of our Yesterdays
6|10
2xCD Sanctuary, distri. Som Livre

bert jansch o nick drake da folk

Boas notícias para os “maluquinhos da folk”, se não no capítulo das novidades, pelo menos no das remasterizações. Os Chieftains são o que são – o rosto mais nobre da folk irlandesa. Depois da recente antologia e de um anterior pacote de remasterizações dos quatro primeiros álbuns, a operação prossegue com os capítulos 7, 8 e 9. Anos “vintage”, anteriores aos das atuais “paradas de estrelas”, concentram-se no melhor que a banda sabe fazer: folk tradicional ao mais alto nível. Os dois primeiros volumes contam pela última vez com a participação de Martin Tubridy e Seán Potts, enquanto “Boil the Breakfast Early” assinala a entrada do “virtuose” da flauta e do tin whistle, Matt Molloy, ex-Planxty e ex-Bothy Band. Para os apreciadores, a melhoria de som e a apresentação retocada, são suficientes para não fazer mais perguntas. Para os curiosos, porém, que, por qualquer fenómeno sem explicação, não conhecem os The Chieftains, estes três álbuns não terão colados o rótulo de clássicos, honraria reservada para a obra-prima “The Chieftains 5” (senhores da Sony, não se vão esquecer de o remasterizar, pois não?), “The Chieftains 10”, “Celebration” e “Celtic Wedding”, mas um só “reel” dos Chieftains vale por um baile inteiro de qualquer grupo maçarico céltico.
            Com Bert Jansch e John Renbourn, a cena muda. Eram o par de guitarristas dos Pentangle, banda britânica dos anos 60 responsável por uma fusão etérea da “albion folk” com o jazz. Bert Jansch continuou a gravar até aos dias de hoje discos importantes, como “When the Circus Comes to Town”. Mas na altura em que se fechou no estúdio para fazer “Birthday Blues” (1968) e “Rosemary Lane” (1971), a sua música denotava uma fragilidade, um cariz introspetivo e delicadas inflexões vocais que faziam dele uma espécie de Nick Drake da folk. “Birthday Blues”, colorido pelo saxofone e pela flauta de Ray Warleigh, tem metade do coração cravada nos blues e a outra metade em baladas que falam de lugares escuros, unicórnios e tempos esquecidos. “Rosemary Lane” é o “Pink Moon” de Bert Jansch. Guitarra acústica e voz formando o arame sobre o qual a voz de equilibra em delicadas melopeias e a guitarra se debruça sobre si própria em busca dos acordes essenciais.
            John Renbourn, como Jansch, um notável guitarrista, levou às últimas consequências o interesse pela música medieval, em álbuns como “The Lady and the Unicorn”, o clássico “A Maid in Bedlam” e “The Enchanted Garden”. “John Renbourn”, de 1966, constitui a sua estreia a solo e nela encontram-se referências da época que vão de Bob Dylan a Donovan, a par da raiz do “blues” e do “ragtime”. Ao contrário de “Birthday Blues” e “Rosemary Lane”, é um álbum de guitarra que convoca a tradição e as técnicas do “fingerpicking” e da “bottleneck guitar”, de uma seriedade e devoção sem reservas, mas distante do esplendor, das sacabuxas e das cromornas do Renbourn apaixonado pela Idade Média.

            Desigual e atafulhado de bons momentos misturados com lixo, “Some of our Yesterdays” repesca a música posterior a 1985 dos Fairport Convention, banda já com 36 anos de existência que inaugurou o género “folk rock” com dois álbuns fulgurantes: “Liege and Lief” (1969) e “Full House” (1970). Os medleys instrumentais demonstram que Ric Sanders, pese embora todo o seu tecnicismo como violinista, nunca conseguirá fazer esquecer a “absolute folkiness” de Dave Swarbrick, da mesma maneira que, nas baladas, a voz de Cathy Surf, em “My feet are set for dancing”, não passa de uma caricatura da da malograda e inimitável Sandy Denny. Registe-se, mesmo assim, a par de uma versão de “Gold”, de Peter Blegvad, a deliciosa “catchiness” pop de “The hiring fair”, um tema de Ralph McTell, num dos poucos momentos que quase nos fazem acreditar que os Fairport Convention poderiam ser hoje mais do que o simples cavalo de corrida em que na realidade se tornaram.

Sem comentários: