09/09/2008

Paul McCartney - Off The Ground

Pop Rock

10 FEVEREIRO 1993
NOVOS LANÇAMENTOS POP/ROCK

CANÇÕES DE PÉ

PAUL MCCARTNEY
Off the Ground

LP/MC/CD Emi, distri. Emi – Valentim de Carvalho

A revista “Beatlefan” considerou o novo disco de “Macca” o “mais rockeiro de sempre” da sua carreira. Para além do termo “rockeiro” ser horrível, a afirmação não é inteiramente verdadeira. Descontando a violência inicial dos dois primeiros temas, “Off the ground” e “Looking for changes”, nos quais o ex-Beatle deita cá para fora toda a violência de que é capaz e onde aproveita para mostrar que não deixou de uma componente de intervenção social, o resto resolve-se ao nível dos tempos médios, em baladas que não chegam a acelerar em excesso. Nem é isso que importa. O que mais espanta nesta saída a solo de baixo das asas dos Wings é a capacidade de invenção melódica evidenciada pelo autor, que parece inesgotável. Dos Beatles aos Wings, ao longo de três décadas de canções, Paul McCartney não perdeu o faro para descobrir uma boa melodia. “Off the Ground” é, neste aspecto, um maná para os ouvidos. Não faltam canções fáceis de trautear e uma delas pode considerar-se, desde já, um clássico do autor, “Hope of deliverance”, justamente editada em single.
Quanto à energia que a “Beatlefan” designa por “rockeira”, deve-se em primeiro lugar à técnica de gravação escolhida e à opção pelo registo ao vivo em estúdio e posterior escolha do melhor “take”.
Na mesma semana, haver um disco de Paul McCartney, outro de Mick Jagger e outro ainda de Joan Baez que fazem boa figura é um fenómeno no mínimo curioso. Ou então sinal de senilidade por parte do crítico. Enfim, as ditas obras ouvem-se sem nos insultarem, o que, só por si, já não é nada mau. E porque se falou em Elvis Costello a propósito de Joan Baez, acrescente-se que, à semelhança do anterior “Flowers in the Dirt”, o novo álbum conta com a co-autoria do autor das recentes “Juliet Letters” nos temas “Mistress and maid” e “The lovers that never were”. Finalmente, à laia de PS, refira-se que as capas de “Off the Ground” e “Play me Backwards” mostram imagens de pés nus. Para dizer que os seus donos são ídolos sem pés de barro? (6)

Sem comentários: