26/09/2016

Almma + José Medeiros

Quarta-feira, 16 Abril 1997 POP ROCK
portugueses

Os arquipélagos atacam

ALMMA
Instrumâncias (7)
Ed. e distri. Almasud
JOSÉ MEDEIROS
O Feiticeiro do Vento (8)
Disrego, distri. MC – Mundo da Canção

furando a centralização que desde há décadas tem marginalizado a produção cultural dos territórios insulares, Açores e Madeira, o par de projetos agora editados chama a atenção para as potencialidades da música destas duas regiões. No caso dos Almma, trata-se de uma estratégia concertada visando o bloqueio.
                Os Almma são um coletivo de 12 elementos, com diversas formações musicais, que se reuniram durante cinco dias, no Verão passado, no Centro da Juventude do Sítio dos Serrões, na Calheta, para pôr em prática um trabalho original sobre as raízes do arquipélago da Madeira. “Instrumâncias” surge no âmbito de atividades da nova editora e distribuidora Almasud, com sede no Funchal, cujos objetivos incluem, prioritariamente, trabalhos de música tradicional e experimental, bem como ações nas áreas “multimedia” e Internet (para os interessados, o endereço é http:/www.almasud.com).
                A música de “Instrumâncias” constitui uma agradável surpresa. Sob o impulso criativo de Rui Camacho, do grupo Xarabanda, pioneiros no estudo, recolha e divulgação da música tradicional da Madeira, o coletivo apostou na espontaneidade e na depuração, evitando o folclorismo e acrescentando ao material étnico um ecletismo instrumental que não anda longe dos Penguin Cafe Orchestra. Vítor Sardinha executa, a solo, uma série de peças na típica viola de arame madeirense, enquanto o lado mais dançável avulta nos temas com violino, percussão e harmónio, registando-se ainda o bom gosto com que são utilizados a guitarra e o baixo elétricos. Um disco onde o termo “recriação” é determinante, a exigir que se ouça a música da Madeira com novos ouvidos.
                “O Feiticeiro do Vento” é obra mais antiga (1995) mas que só agora se encontra disponível fora do arquipélago dos Açores. O seu impulsionador, compositor e cantor é José Medeiros, homem de mil ofícios cuja voz já por várias vezes fez estremecer as salas do continente, nomeadamente nas suas participações como convidado da Brigada Victor Jara. Composto como banda sonora para o filme do mesmo nome realizado por Medeiros para a RTP Açores, é um álbum marcado por uma componente onírica forte, onde se cruzam a ancestralidade das tradições açorianas com a carga teatral de José Medeiros, figura ímpar que há muito merece integrar o grupo dos autores importantes da música popular portuguesa.
                “Comédia musical” sobre a vida de Ariel, do seu filho Ali e de muitas aventuras com piratas, “O Feiticeiro do Vento” tem a beleza de um sonho, nas vocalizações de Minela, no violino de Manuel Rocha, da Brigada, na força dramática dos coros, segundo uma estrutura que segue o modelo da ópera, onde cada cantor desempenha uma personagem do enredo. Um feitiço que o vento traz do outro lado do mar.

Sem comentários: