Y 14|NOVEMBRO|2003
roteiro|discos
STEVE FISK & ROBERT BEERMAN
Cut-Out, Interlude with the Fun Machine
Starlight Furniture Co.,
distri. Sabotage
7|10
Autor
de um dos clássicos da pop alternativa dos anos 80, “448 Deathless Days”, Steve
Fisk regressou há dois anos com novo trabalho inspirado na numerologia, “999
Levels of Undo”. Desses dias sem morte para cá, a música de Fisk, membro dos
Pigeonhead e Pell Mell, produtor dos Screaming Trees, Nirvana, Beat Happening, Low
e Soul Coughing, entrou em normalização. Só que “normal” é ainda sinónimo de
margens do “mainstream”. “Cut-Out” vai ao encontro dos parâmetros do pós-rock
de bandas como Tortoise ou Tarwater com tendência para o exagero na repetição e
fragmentação dos “grooves”. Porém, o que em “448...” era colagem inteligente de
eletrónica com lugares-comuns de géneros como a “soul” ou o “disco”, derivou
para uma linguagem cuja originalidade ficou substancialmente reduzida. Entre
assomos de drum & bass e pisadelas tecno, esta “máquina de diversão”
consegue, ainda assim, surpreender, seja com o falso bloqueio de um leitor de
CD avariado (“Under the lamp”), seja com a música de câmara digital de “Fin”. A
vida está difícil para excêntricos como Fisk, por mais que procurem métodos de
“não fazer”
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