Y 3|OUTUBRO|2003
roteiro|discos
swans - a praga dos cisnes
SWANS
Children of God/World of
Skin
9|10
Swans are Dead
8|10
Ambos 2xCD Young God,
distri. Sabotage
“O bem estar e a felicidade
nunca me pareceram um fim absoluto. Sinto-me mesmo inclinada a pensar que estes
propósitos morais são mais parecidos com os de um porco”. Quem o diz é Jarboe, a
serpente entre os cisnes. Os Swans eram uma daquelas bandas americanas dos anos
80 que achavam que o inferno é o melhor local para se viver e que procuravam convencer
o seu público do mesmo. Como Clint Ruin, Lydia Lunch, Sonic Youth ou The Art Barbeque,
os Swans moldaram o rock em volutas de “noise”, escolhendo como temas para as
suas litanias infernais, a religião, o sexo, a morte e, em geral, todas as
actividades humanas – da escatologia mais infame a um ascetismo neurótico – que
conduzem ao sofrimento e à loucura.
“Children of God”, editado originalmente em 1987 no
formato de duplo-álbum e agora reeditado e remasterizado em conjunto com “World
of Skin”, do projeto paralelo, Skin, não foge a esta tecla com a diferença de
que, comparativamente aos discos anteriores como “Filth” ou “Greed”, pauta o
horror por uma espécie de Psicadelismo negro, faceta que viria a acentuar-se
nos Skin e na obra a solo de Jarboe.
É verdade que logo a abrir, “New mind” nos põe K.O. Rock sinónimo
de agressão física e psíquica, crispado na guitarra carnívora de Gira,
arrepiante numa letra que ousa dizer “The sex in your soul will damn you to
hell”. Mas “Children of God” aborda o mal de outra perspectiva, aquela que se
disfarça sob o manto carmesim do Belo. Jarboe sibila entre guitarras acústicas,
pianos e naipes de cordas, num jardim de pesadelo que mima o Psicadelismo, enquanto
Gira faz ecoar a sua voz de barítono, invectivando tudo e todos, numa
impossível catarse em que o amor é ainda um outro rosto da morte. “I’ll always
remember your hand on my shoulder, pulling me down, into the cold dead earth”,
um pouco à maneira do pregador Nick Cave, em “Real love”. A agonia eleva-se,
enfim, nas asas de vampiro de uma majestade feita de ódio e orgulho, música
quase sinfónica, no formidável “Beautiful child” – tão totalitária como a dos
Einsturzende Neubauten, horrivelmente pornográfica como a de Boyd Rice (Non),
eivada de uma dimensão cinematográfica como a de Jim Thirlwell sob o
pseudónimo Foetus. E se a dupla condescende em afirmar que somos todos “children
of god”, é com um arrepio que reconhecemos a natureza dessa divindade.
Jarboe brilha como uma estátua de sal no outro lado da
lua, na compilação de temas dos Skin, “World of Skin”, bom complemento para
“Children of God”. Cantora de verdade, em “Cry me a river”, “Blood in your
hands” ou “My own hands”, a sua voz chega a ser atraente, atraindo-nos para um
labirinto de gigantescos espinhos de rosa. Os violinos e violoncelos cortam
como punhais, a eletrónica afunda-se em nevoeiros sinistros a envolverem as
vozes, mais litúrgicas do que nunca, dos oficiantes. Tudo em “World of skin”
ostenta uma religiosidade malsã. Ouve-se um tema como “We’ll fall apart” e a
confusão enrola-se no impossível acordo entre Sade Adu e os Dead Can Dance em
dia de enterro ou quando a harmónica dos Supertramp (!) é estrangulada por um piano
tumular, em “Cold bed”. Ou, como cantava Marc Almond: “Beauty is skin deep”.
Mas não é tudo. Como proclamava Frank Zappa, “the torture
never stops”. A par de “Children of God/World of Skin”, foi igualmente
reeditado, em CD duplo,“Swans are Dead”, registo das derradeiras digressões do
grupo, em 1995 e 1997. Aguente quem puder os 16 minutos de mantra de ruído a
que o grupo chamou “Feel happiness”, capazes de deitar por terra a aliança Glen
Branca/Sonic Youth. Mas também há um anjo a voar montado num vibrafone a
assombrar a missa negra “The sound” e os 17 minutos de “Helpless child”, reflexo
distorcido num espelho de águas inquinadas. No canto de cisne dos Swans, o
niilismo dos anos 80 transitou, tal qual um vírus já disseminado pelo corpo
todo, para os 90. Como uma praga.
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