31/12/2008

Emma Junaro - Canta A Matilde Casazola: "Mi Corazón En La Ciudad"

POP ROCK

9 Abril 1997
world

Emma Junaro
Canta a Matilde Casazola: “Mi Corazón en la Ciudad”
RIVERBOAT, DISTRI. MVM

Confessamos que a música sul-americana não faz parte do nosso “top” de preferências. A combinação das composições de Matilde Casazola com a voz de Emma Junaro, duas bolivianas de gerações diferentes, abalou as nossas convicções e o gosto relativos à matéria. Por exemplo, a canção número três, “De regreso”, tem o que habitualmente associamos à música andina, com as flautas de Pan, a “quena” e o “charango”. Mas as entoações de Emma acrescentam-lhe algo mais, um registo indefinível cujo segredo escapa a quaisquer conotações regionais.
Emma Junaro é considerada uma das vozes actuais mais importantes da Bolívia, inspirada na música tradicional do seu país e na “nueva cancion” e “Mi Corazón en la Ciudad” é o terceiro álbum da sua discografia, gravado no Uruguai após um período de estudo com o seu professor de canto, Nellie Pacheco. A decisão de interpretar apenas as canções de Matilde Casazola – compositora, poetisa, cantora, guitarrista, pintora e verdadeira instituição da Bolívia – foi tomada em conjunto com o director musical e arranjador deste projecto, Fernando Cabrera.
Emma “flirta” com a balada jazz, abrigando-se sob a aura de um folk latino progressivo nas margens da intemporalidade. É mais suave e misterioso do que poderíamos imaginar, num jogo de cobra entre os tons maior e menor, conferindo a cada canção flutuações que a cada momento fogem às tonalidades típicas da música boliviana. Sensual, possuído por uma serenidade mágica e receptivo a experimentações formais, “Mi Corazón en la Ciudad” é uma sedução que, finalmente, não podemos explicar. (8)

Sem comentários: