cultura QUINTA-FEIRA,
5 JULHO 1990
Começam hoje em Évora, Famalicão e Oeiras os Encontros
Musicais da Tradição Europeia
À procura das raízes culturais da Europa
À procura das
raízes culturais. A partir de hoje e até dia 13, terão lugar em Évora, Famalicão
e Oeiras, os primeiros Encontros Musicais da Tradição Europeia, organizados
pela Cooperativa Cultural Etnia, sediada em Caminha. Da Galiza, Grã-Bretanha,
Occitânia e Piemonte virão cultores de antigos sons. Paredes representará o
espírito português: a fatalidade e a distância.
A iniciativa, que conta com o apoio das três câmaras
municipais, tem como objetivo “incrementar o intercâmbio cultural no espaço
europeu, com base na promoção e divulgação da música e cultura das suas grandes
regiões, e fomentar o contacto entre grupos ou solistas ligados à música
tradicional dessas mesmas regiões”. Pretende-se que a série de concertos passe
a ter uma realização regular, sempre numa perspetiva de descentralização,
procurando deste modo tornar o nosso país num ponto privilegiado de encontro entre
as diversas culturas musicais europeias.
Atuarão
ao vivo, entre nós, alguns dos nomes mais importantes de cena “folk” atual,
como Andrew Cronshaw, Emilio Cao, Manuel Luna, Perlinpinpin Folc, La Ciapa
Rusa, para além do guitarrista português Carlos Paredes.
Andrew
Cronshaw é um músico britânico, responsável por uma original e sedutora fusão
das sonoridades tradicionais com o jazz e a música clássica. Como se poderá
comprovar pela audição do excelente “Till the Beast’s Returning”, álbum já há
algum tempo disponível no mercado nacional. Outras obras importantes são os discos “A is for Andrew, Z is for
Zither”, “Earthed in Cloud Valley” (com o guitarrista Martin Simpson), “Wade in
the Flood” e o recente “The Great Dark Water”. Intérprete brilhante na cítara elétrica, estende os seus talentos por
outros instrumentos – flautas chinesas, concertina, sintetizadores, percussão e
o shawm, antepassado medieval do oboé.
Emilio
Cao é galego e já atuou várias vezes em Portugal, tendo colaborado com Fausto
em “O Despertar dos Alquimistas” e com o grupo teatral “Os Comediantes”. Exímio
executante de harpa, gravou entre outros o marco na evolução da música galega,
“Fonte de Araño”. “No Manto da Auga”, “Amiga Alba e Delgada” e “Lenda da Pedra
do Destiño” completam a sua atual discografia.
Também
espanhol (se considerarmos que a Galiza é Espanha, o que é duvidoso”...) é
Manuel Luna, antropólogo, apaixonado pela música e cultura da região da
Cantábria. Publicou vários ensaios e cerca de 30 discos de recolha
etnomusicológica. Gravou com os “La Quadrilla” o álbum “Como Hablam las
Sabinas”, já importado pela Etnia. A investigar são também “Em los Jardines del
Sueño” e o novo “Os Galos de Londres”.
No
Sul de França, entre a Catalunha e a “Côte d’Azur”, fica a Occitânia, região
natal dos Perlinpinpin Folc, um dos mais estranhos grupos do movimento folk
gaulês. “Musique Traditionnelle de Gascogne”, “Gabriel Valse” e “Al Paїs
d’Occitania” são alguns dos seus bons trabalhos. Sobre a sua música escreveu o
crítico Pierre Corbefin: “Provoca-nos uma impressão quase opressiva, como se
atravessássemos uma paisagem árida, despovoada, apenas habitada por um bater
obscuro e pelos rumores da terra”.
Os
“La Ciapa Rusa” são italianos de Piemonte, a Noroeste do país. Combinam a
excelência instrumental, através da utilização dos sons tradicionais da
sanfona, do violino, do pífaro de pastor e da “musa” (gaita-de-foles
piemontesa) com um notável trabalho de harmonias vocais.
A
representação portuguesa está a cargo de Carlos Paredes. Dele o mínimo que se
poderá dizer é que é uma parcela importante da alma lusitana. Escutar a sua
guitarra, contemplar o modo com se entrega a ela e à música que escorre pelos
seus dedos até ao vibrar das cordas, é sentir o Fado e a distância. Ir ao sabor
dos “Verdes Anos” até ao oceano sem fim.
Uma
palavra final de louvor para a Etnia que tem vindo a desenvolver um notável
trabalho de recuperação e revitalização da cultura tradicional. Desde a
realização de espetáculos, exposições e seminários, até à publicação de livros
e à importação de pérolas discográficas folk, para já oriundas do país vizinho,
como são os álbuns de Rosa Zaragoza, Amancio Prada, Manuel Luna, “La Musgana”
e, brevemente, Emilio Cao.
MANUEL LUNA
PERLINPINPIN FOLC
LA CIAPA RUSA
CARLOS PAREDES
EMILIO CAO
ANDREW CRONSHAW
CARLOS PAREDES
ANDREW CRONSHAW
MANUEL LUNA
LA CIAPA RUSA
EMILIO CAO
PERLINPINPIN FOLC
OEIRAS – Auditório do Complexo Social das FA’s
LA CIAPA RUSA
EMILIO CAO
MANUEL LUNA
ANDREW CRONSHAW
CARLOS PAREDES
PERLINPINPIN FOLC
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