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POUCOS MAS BONS
Os melhores discos quase ninguém os
conhece. Como assim? Vamos explicar. Um exemplo: os “O Yuki Conjugate” são uma
obscura e excelente banda, praticante de uma música misteriosa e fascinante,
não facilmente catalogável. Devia ser conhecida no planeta inteiro, mas de
facto apenas 268 dos seus habitantes ouviram falar dela, entre os quais cinco
são portugueses. Uma ou outra discoteca nacional, daquelas que arriscam e
importam, manda vir cinco exemplares. Quatro desses portugueses adquirem o
disco, dez segundos após este ter sido colocado no expositor da loja ou mesmo
antes. O disco restante é levado por engano por alguém que pensava tratar-se de
Yoko Ono. O quinto português conhecedor fica a chuchar no dedo porque vive em
Viseu, não soube que o disco estava disponível, ou não foi suficientemente
rápido. De entre os contemplados, um escreve para algum lado e faz uma crítica
elogiosa. Trinta pessoas leem o artigo e pretendem adquirir o disco. A
discoteca em questão vai importando quantidades progressivamente maiores de
exemplares à medida que a procura aumenta. Satisfeitos todos os pedidos,
passa-se à aposta seguinte. Seis meses depois, uma editora ligada a uma
multinacional ouviu dizer que o disco era um sucesso de vendas no mercado
independente e resolve importar 10.000 exemplares do dito. Não se vende nenhum.
A editora, abraços com um produto que desconhece e que não sabe como promover,
diz que o disco é mau e não vende. Segue-se o habitual estendal de lamentações
de mais uma história triste do nosso pobre panorama editorial.
Vamos lá ver se conseguimos alterar
o estado de coisas. Para já, escrevendo e informando regularmente, neste canto
aconchegado, sobre bons e desconhecidos nomes e discos que regularmente por cá
aterram, nas tais discotecas especializadas.
Por exemplo, “Title In Limbo” – um
estranho objeto vinílico gravado a meias pelos anónimos e bizarros Residents e
os Renaldo And The Loaf, ainda mais bizarros e divertidos. “Title” é uma ópera
épico-cómica eletrónica em que o cantor principal é Bugs Bunny. Foetus, depois
do duplo “Sink”, tem já um novo maxi com três temas: “Butterfly Potion” é o
principal. “Smiles, Vibration & Harmony” é uma homenagem de variadas bandas
(entre as quais os Sonic Youth) ao ex-Beach Boy Brian Wilson, 30 anos depois,
de novo na berra. Finalmente, para os fanáticos do folk, o álbum estreia dos Ad
Vielle Que Pourra, dois canadianos, dois belgas e um bretão apostados em tornar
a música tradicional de expressão francesa num formidável espetáculo de
virtuosismo e inspiração. As discotecas
Contraverso e VGM fazem as despesas.
QUARTA-FEIRA,
27 JUNHO 1990 VIDEODISCOS
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