CULTURA
QUARTA-FEIRA,
23 ABRIL 2003
Nina Simone (1933-2003)
A indomável
Sacerdotisa da “soul” e do “gospel”, cantora de jazz, intérprete
de Brel, Nina Simone foi acima de tudo uma voz do tamanho do mundo que lutou contra
os preconceitos. Musicais e raciais. Encontrou-se a si própria a sós com um
piano. Morreu na segunda-feira
Amada e odiada. Quase sempre incompreendida. Nina
Simone esteve sempre à margem de onde queriam que estivesse. E quando a
encontravam, mudava de lugar. O jazz olhou-a de soslaio. A pop condescendeu em
aceitá-la. Não foi nem uma cantora de jazz nem uma cantora pop. Foi uma
cantora. Morreu na segunda-feira, aos 70 anos, em casa, em Carry-le-Rouet, nos
arredores de Marselha, e o corpo vai ser cremado na sexta-feira, no cemitério
de Saint-Pierre, na mesma cidade.
“Se
tiver que ser chamada alguma coisa” – escreveu na autobiografia “I Put a Spell
on You”, de 1991 – “que seja cantora folk, porque houve mais folk e blues do
que jazz na minha música”.
“I
put a spell on you”, também a emblemática canção de Screamin’ Jay Hawkins, e
que integrou no seu reportório, define na perfeição a sua atitude perante a
música e os que a ouviam. Folk era gospel na sua indomável voz de contralto de
vagabunda entre o céu e o inferno. E gospel é “God” e “spell”, Deus e feitiço.
Nina
Simone lançou um feitiço, uma maldição. Impacientava-se e exigia dos outros o
que muitas vezes não exigia de si. Uma entrevista mal conduzida, um ruído entre
a assistência, eram suficientes para a exasperar. Como consequência, e de
acordo com o efeito de retorno que é uma das principais leis da magia, foi paga
na mesma moeda: a sua música leva, por sua vez, alguns ouvintes ao desespero.
Houve,
sem dúvida, cedências e falhas na gestão da sua carreira. De gosto e de
coerência. Que se perdoam. Nina Simone era uma força da Natureza, um grito
gutural num momento, uma oração rezada em segredo, no outro. É difícil descobrir
o centro do ciclone, o ponto onde o orgulho e a revolta, a visão e o caos, o
grito e o silêncio nela se reconciliaram em obra de arte. Mas ele existe e
assombranos e essa obra tem nome: “Nina Simone and the Piano!”, álbum de 1969,
reeditado pela primeira vez em CD, em versão remasterizada, pela RCA, no ano
passado, e considerado pela crítica de jazz nacional como uma das reedições do
ano.
“Nina
Simone and the Piano!” apresenta a cantora e compositora no formato mais
despojado e intenso que é possível desejar. Voz e piano, energia e disciplina, por
uma vez unem-se com a finalidade de nos fazer estremecer. É um álbum de gospel
e de blues, de périplos solitários, de ascese e queda. Para alguns soará como o
seu álbum mais incompreensível, porque absolutamente criado no interior de uma
espécie de universo paralelo onde as emoções e o instinto se casam segundo uma lógica
indecifrável pela razão. Mas esse é precisamente o caminho que não se deve
seguir para dar com a música de Nina Simone. Pelo contrário, se nos
abandonarmos ao vento (“Wild is the Wind” é o título de um dos seus álbuns), à
água e ao fogo, à tempestade e à bonança, aí sim, encontraremos o sentido mágico
em que todas as partes se juntam para revelar a imagem do Todo. Uma das canções
do álbum, “Everyone’s gone to the moon”, é “crooning” astral, rito de passagem de
alguém eternamente em trânsito, de uma sociedade injusta e desumanizada – que
Nina sempre condenou – para um mundo ideal onde se diz que vivem os poetas.
Nina,
a nómada, que viajou na música como pela vida, deixando os EUA em 1973, falida
e divorciada, para habitar na Libéria, Barbados, Suíça, Holanda, Inglaterra e
França, onde se estabeleceu há oito anos, vindo aí a morrer. Nina, a “jazz singer”
que o jazz esteve perto de condenar ao degredo. A ela que, numa entrevista,
confessara: “Foi sempre meu propósito permanecer afastada de quaisquer
categorias – é a minha liberdade. Porém, liberdade é, para mim, a própria
definição do jazz, por isso não posso afirmar que não sou uma cantora de jazz.”
Noutra
canção de “Nina Simone and Piano!”, “Who am I?”, de Leonard Bernstein, é
mostrada outra faceta, a do seu próprio espanto frente ao espelho, mas também a
transcendência. “Acreditas na encarnação? Já aqui estiveste? Tiveste essa
experiência? Então deverás questionar todas as verdades conhecidas...” Foi o
que ela fez.
Jovem, prendada e negra
Eunice Kathleen Waymon (o seu verdadeiro nome) nasceu
em Tryon, Carolina do Norte, há 70 anos. Filha de músicos, estudou órgão e
piano na prestigiada Juilliard School, de Nova Iorque, encetando a sua carreira
como pianista em 1954, num bar-churrascaria de Atlantic City, ao mesmo tempo
que assumia o nome artístico por que ficou conhecida, Nina Simone, para não ser
descoberta pela mãe.
Entre
dois churrascos e uma escala de piano, pediram-lhe, ou forçaram-na, a cantar.
Nina cantou como se fosse Billie Holiday. Ou, por outras palavras, como se cantar
fosse uma forma de sobrevivência. Já nessa altura havia quem, entretido a
deglutir um bife, não se deixasse tocar. Nina vingava-se, carregando, ao piano,
nas notas do classicismo, compondo a figura paradoxal de um piano de fraque a
dançar com uma voz de guerreira-amazona.
Em
1957 assinou o seu primeiro contrato discográfico, com o selo Bethlehem,
conseguindo o primeiro “hit” com “I loves you, Porgy”, um tema de Gershwin
extraído do musical ”Porgy and Bess”, dispersando a partir daí a sua extensa discografia
(demasiado extensa e pouco criteriosa, bradam os porta-vozes do cepticismo)
pela Colpix, Charly, Roulette, Philips, Verve, Mercury, Canyon, Carrere, Accord
e RCA, entre outras editoras. “Nina Simone and her Friends” (1957), “The
Amazing Nina Simone” (1959), “Pastel Blues” (1965), “I Put a Spell on you”
(1965), “Nina Simone Sings the Blues” 1966), “Wild is the Wind” (1966), “Silk
and Soul” (1967), “High Priestess of Soul” (1966), “Emergency Ward!” (1973), “Baltimore”
(1978), “Live at Ronnie Scott’s” (1984) e “A Single Woman” (1993, o disco que
marcou a sua reentrada no mercado norte-americano) são exemplos de uma coleção infindável
de registos nos quais se inclui uma percentagem elevada de gravações ao vivo.
Nina Simone actuou em Portugal, no Casino do Estoril, em Setembro de 1987.
Cantora de protesto
Tudo cabia nesta voz que levou talvez longe de mais o
seu poder mas que deixou marcas em Aretha Franklin, Roberta Flack, Laura Nyro,
Dee Dee Bridgewater, Rickie Lee Jones, Norah Jones e, surpreendentemente, Beth
Gibbons, vocalista dos Portishead. De onde se depreende que a ”soul” girava com
mais intensidade. Chamaram-lhe, aliás, “the high priestess of soul” (como o
álbum), a suma sacerdotisa
da “soul”.
Gospel,
blues, jazz, pop, cabaré foram atravessados pela sua voz sem fronteiras. E a
canção de protesto, fruto de uma aguda consciência social e política, que
veiculou em canções como “Mississipi goddamn”, composta em resposta ao
assassínio de Medgar Evers, um advogado defensor dos direitos civis da
população negra, o manifesto feminista “Four women”, “Why the king of love is
dead”, inspirada no assassínio de Martin Luther King Jr. e “To be young, gifted
and black”, de Simone e Weldon Irvine Jr., posteriormente interpretada por Aretha
Franklin e eregida hino do “black pride” norte-americano. Posição que terá
levado algumas vozes críticas, como as do jornalista nova-iorquino Whitney
Balliett, a afirmar que Nina se tornara “mais interessada na mensagem das suas canções
do que na maneira de as cantar”. Hollie West, do “Washington Post”, preferiu
chamar-lhe a representante da “indomabilidade humana”. Há cerca de cinco anos, interrogada
sobre o estado do racismo nos EUA, Nina Simone declarou simplesmente: “Pior do que
nunca!”
Nina
Simone cantou George e Ira Gershwin, Richard Rodgers, Billie Holiday, Duke
Ellington, Weill/Brecht (“Pirate Jenny”, enquanto reflexão amarga da
experiência das populações negras africanas e americanas), Jacques Brel (há
quem prefira a sua versão de “Ne me quitte pas” ao original), Bob Dylan,
Leonard Cohen (“Suzanne”), Bee Gees (“To love somebody”), George Harrison (“My sweet
Lord”) e um tema do musical ”Hair”, “Aint’t got no - I got life”.
Cantou
como se o mundo fosse acabar num minuto e se recompusesse no seguinte. De certa
forma foi isso que aconteceu quando uma das suas canções mais antigas, “My baby
just cares for me”, foi usada em 1987 num anúncio de televisão do perfume
Chanel e se tornou um êxito.
Em
“Nina Simone and the Piano!” alberga-se ainda uma canção, “The desperate ones”,
cujos versos poderiam servir de epitáfio: “The desperate ones, they walk
without a sound, the desperate ones”. Os desesperados caminham sem um ruído, os
desesperados. Nina Simone disfarçou tal facto, cantando com quanta força tinha.
DISCOS PARA
RECORDAR NINA SIMONE
“My baby just
cares for me”
“Don’t explain”
Escolho duas canções, duas interpretações fabulosas, “My baby just cares
for me” e “Don’t explain”. Ao ouvi-las, penso no legado de Billie Holliday, de
Sarah Vaughan, sinto uma grande afinidade com o meu universo. Sendo Nina Simone
uma cantora tão versátil, nesses dois temas consegue estar muito próxima do
jazz.
Bernardo Moreira, contrabaixista
“Nina’s Choice”
É uma cantora que opta por cantar a partir do coração, da alma, de dentro.
Isso dá-lhe um carisma e verdade que passa através de tudo o que ela canta. E
cantar é isso. É-me difícil eleger um disco. Opto por escolher um pelo título,
um álbum que se chama “Nina’s Choice”, porque se a escolha é dela certamente é
soberba.
Anamar, cantora e atriz
“Nina Simone and
Piano!”
Qualquer tema cantado em inglês, desde que tenha o tempo lento em que
ela era genial. Qualquer disco em que ela também toque piano. Todos vão
escolher a interpretação de “Ne
me quitte pas”, de Jacques Brel, uma obra genial cantada com o sotaque
americano/francês. Como os grandes autores que são intérpretes, nunca ninguém cantou
ou cantará como ela esta canção de Brel.
José Duarte, crítico de jazz
“In Concert/I Put
a Spell on You”
“The Very Best of
Nina Simone/Sugar in My Bowl”
Não escolho tanto discos, mas antes canções. “Feeling good” foi a
primeira música que descobri da Nina Simone. Ouvi primeiro a versão dos Mighty
Bop e depois cheguei à da Nina Simone, é do CD “In Concert/I Put a Spell on
You”. Fiquei completamente apaixonada. Já fiz três desfiles com músicas dela,
as outras duas são “Mr. Bojangles” e “My father/dialog”, do disco “The Very
Best of Nina Simone/Sugar in My Bowl”.
Maria Gambina, criadora de moda
“I loves you
Porgy”
A canção que melhor recordo é “I loves you Porgy”. Das muitas versões
que existem do “Porgy & Bess”, a maior de todas é a dela. É de uma
negritude, uma declaração de raça absolutamente tocante, maravilhosa. Como
cantora foi uma referência, tinha uma voz magnificamente grave, muito emotiva.
Mas as duas experiências que tive com ela em festivais foram horrorosas – era
uma pessoa insuportável.
Maria João, cantora
“Feeling good”
“Feeling good” foi uma canção de Nina Simone que escolhi para o [filme]
“Jaime”. Havia mais canções previstas, mas esta foi a única que ficou. Eu tinha
visto a imagem final com essa canção, o tom e a letra adequavam-se, havia uma
ambiguidade na voz, alguém a convencer-se que é feliz. Era uma grande voz,
inconfundível.”
António-Pedro de Vasconcelos, cineasta
“The Blues”
A arte de Nina Simone é ausente de complacência. A sua maneira de cantar
leva-nos ao fundo da emoção, ao coração da vida. A sua representação do mundo
está na sua obra e é isso que a torna única e universal.
Mísia, fadista
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