18/06/2009

Rio Grande - Dia De Concerto

Sons

12 de Dezembro 1997

Enquanto houver água

Rio Grande
Dia de Concerto (7)
Ed. e distri. EMI – VC

Depois do disco de estúdio, o registo ao vivo dos concertos no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 23 e 24 do passado mês de Outubro. Depois do disco ao vivo será a vez do vídeo, depois o filme com o mesmo nome, depois o “making of” desse filme, depois os ensaios dos concertos, onde se descobrirá mais algum material inédito, depois o “unplugged”, até que, por fim, se julgará ser oportuno fazer a primeira reedição do disco de estúdio. É assim, quando os rios são grandes, correndo por um grande leito. Enquanto o caudal não estanca, aproveita-se a água o melhor que se pode.
Não é difícil prever que “Dia de Concerto” seja mais um enorme sucesso de vendas, à semelhança do que aconteceu com o álbum de estreia desta superbanda portuguesa. O que este novo álbum tem de novo em relação ao anterior é, sobretudo, a verificação do nível de comunicação atingido entre o público e a banda naquelas duas ocasiões. As pessoas não se limitaram a aplaudir. Cantaram acompanhando os seus ídolos. Gritaram. Expressaram o seu entusiasmo. São assim os fenómenos mediáticos. Claro, há aqui originais, novas versões com novos vocalistas (“Zé passarinho”, “Negras como as noites”, “Marcha ingénua”), convidados especiais (Paulino Vieira, no cavaquinho e harmónica, um naipe de metais), intervenções mais ou menos espontâneas, solos de guitarra alargados, em suma, todo o ambiente especial que comporta um bom concerto ao vivo, como foram os desses dois dias no Coliseu dos Recreios.
Desconte-se todo o fogo-de-artifício, apaguem-se as luzes, faça-se silêncio. “Dia do Concerto” foi o dia em que Jorge Palma apresentou um novo tema seu, “Quem és tu, de novo”, consigo ao piano e na voz, e Vitorino a seu lado, também a cantar. Rio talvez mais pequeno, afluente do amor, ouviu-se então o mesmo que se ouve agora, em audição solitária: o marulho suave das lágrimas. Mas a festa continua sempre em frente até o filão se esgotar. Segue “postal de correio” com cheque anexo.

Sem comentários: