22/01/2015

Mão Morta - Corações Felpudos



PÚBLICO / POP ROCK
26 de Setembro de 1990
O APELO DO SANGUE

MÃO MORTA
Corações Felpudos
LP, Fungui

Sangue, muito sangue! – clamam, sedentos, os Mão Morta. A banda de Adolfo Luxúria Canibal não faz a coisa por menos: faixa sim, faixa não, escorre hemoglobina a rodos, tornando o coração mais felpudo numa massa ensopada de vermelho. A ideia que têm das atividades geralmente designadas de "amorosas" consiste basicamente em espetar facas na barriga do parceiro(a). Tudo é escuridão e terror. "Corações Felpudos" (título sugerindo coisas como Gremlins sequinhos ou bichos de peluche) esconde horrores inomináveis, abomináveis, perversões. "Gritos e lâminas afiadas / tingem de sangue os lençóis", crimes, reais ou sublimando uma sexualidade cruel, em que o prazer se alcança inevitavelmente pela dor. "Este punhal uma ilusão / que seguro firme contra o corpo / metal frio de carne sedento". Enquanto os Xutos se divertem e enriquecem à custa da Pepsi e os UHF militam no combate a velhos fantasmas - os Mão Morta encarnam a violência e o vazio urbanos do final do século.
Adolfo Luxúria Canibal não canta – berra, vocifera, blasfema, esbofeteia os preconceitos auditivos, destila ódio, como no tema do mesmo nome, um dos melhores do disco, fazendo de cada palavra uma faca, cada entoação uma punhalada dirigida ao âmago das pequenas e grandes coisas que fazem da vida um inferno. No limite do ódio, a paranóia absoluta - "As trevas estão por aí escondidas / à espera que eu apague a luz / para se lançarem sobre mim" ou a violência ritual exemplificada no tribalismo onomatopaico de "É Uma Selvajaria" (outro dos grandes temas do disco). "Facas em Sangue" sumariza na perfeição as cores prevalecentes: negro e vermelho, o sangue e a noite, onde se gritam blasfémias e se ama até ao aniquilamento. "Das trevas nasce a luz / mas a luz sempre às trevas regressa" – eterna e cíclica viagem sem redenção possível, que só a morte liberta.
Musicalmente, "Corações Felpudos" investe no furor das guitarras, no ruído controlado, na repetição angustiada, na brutalidade dos arranjos. Em alguns temas notam-se algumas influências ou meras semelhanças, nada de grave, se considerarmos a excelência das mesmas: Pere Ubu (o desfalecimento das guitarras nos instrumentais "Olho da Máscara" e "Santana Menho"), Einsturzende Neubauten (nalgumas vocalizações de A.L. Canibal e na organização do ruído, como em "Ventos Animais") ou, curiosamente, Snakefinger (em "Freamunde, Acapulco" e no instrumental final "Arlequim").
Com "Corações Felpudos" os Mão Morta situam-se definitivamente do lado mais negro e marginal do rock português. Onde outros procuram a claridade dos tops, alcançada quase sempre à custa de cedências, Adolfo Luxúria Canibal, Joaquim Pinto, Zé dos Eclipses, Carlos Fortes e Miguel Pedro escolhem deliberadamente mergulhar no abismo. Acompanhá-los no mergulho pode ser penoso. Como apertar a mão a um cadáver e senti-la latejar.

Sem comentários: