23/01/2015

Música catedral [Valentin Clastrier]

QUINTA-FEIRA, 8 OUT 2001


Crítica Música

Música catedral
Valentin Clastrier
Estremoz
Teatro Bernardim Ribeiro
Dia 6 de Outubro, às 22h.
Sala quase vazia

Valentin Clastrier é um dos maiores músicos do universo. Passou por Portugal a semana passada, onde realizou uma mini digressão de cinco concertos, no âmbito do festival Sete Sóis Sete Luas, o último dos quais teve lugar em Estremoz no passado sábado. Valentin Clastrier é um dos maiores músicos do universo mas teve a vê-lo, no cine-teatro de Estremoz, cerca de duas dezenas de pessoas. Algo esteve mal para que tal pudesse acontecer. Ao desinteresse da câmara juntou-se o alheamento da organização, na apresentação daquele que é uma das figuras mais impressionantes da música do nosso tempo: Valentin Clastrier, compositor único, executante de exceção da sanfona eletro-acústica, presença incontornável das novas músicas, parceiro de Michel Portal, Michael Riesseler, Henri Texier, entre outros.
Além de tudo isto, que faz parte do seu currículo, Valentin Clastrier é um místico, herdeiro da espiritualidade cátara medieval. Um intérprete do sagrado. Assistir a uma apresentação deste homem que permanece de olhos fechados enquanto toca, é uma experiência emocionante, mesmo arrebatadora. A sua música não se explica. É eterna, acontece porque algo de transcendente toma conta da sua alma e das suas mãos. Encontra-se nela elementos do free jazz, da música folk europeia, da eletro-acústica contemporânea, da música de câmara mas, acima de tudo, há algo, uma força, que é pertença exclusiva dos predestinados.
Em Estremoz, apesar da escassez do público, Valentin Clastrier deu tudo. Só, com a sua sanfona modificada, de maneira a soar como uma orquestra, uma igreja, uma guitarra elétrica ou um… sintetizador eletrónico, o músico francês exibiu, além do mais, um virtuosismo de tirar o fôlego. Domínio sobrenatural das cordas, ora em dissonâncias de acordes traficados, ora em fraseados sem conotação visível com qualquer género musical conhecido, ora ainda em drones oceânicas que fizeram estancar o tempo. Entre a composição e a improvisação, a vertigem tomou conta da sua música.
Valentin Clastrier usou a sanfona como arsenal de explosivos, a ondulação do mar, uma fábrica de sonhos. Percutiu-a (e percutiu com os pés o estrado, amplificado, marcando a loucura de certos compassos), arranhou-a e afagou-a. Limpou-lhe o suor e a poeira e, no final, quando ainda arranjou disponibilidade para explicar à plateia o funcionamento do seu protótipo, chamou-lhe “mulher”.
Cada um dos temas que interpretou em Estremoz ficou como entrega e dádiva. Mundos de beleza que não se explicam. “Comme dans un train pour une étoile” (inspirado em Van Gogh e com dedicatória a Artaud), “Toujours”, “Endura”, “Gala” (inspirado na mulher e musa de Éluard e Dalí, e na sua própria filha), “Et la roue de la vie…” foram algumas das composições que Valentin Clastrier trouxe a Estremoz e poucos aproveitaram. À sombra da grande heresia dos cátaros, a iluminar o futuro.
O sublime aconteceu quando Clastrier fez nascer da sua sanfona, que é também o corpo da sua alma, o som de sinos de igreja, o rasto de cometas, a dança de galáxias finalmente unificadas num coro gregoriano. Música catedral.


EM RESUMO

O pior A ausência constrangedora de público na sala

O melhor A grande música de Valentin Clastrier, cuja entrega em palco foi total

Sem comentários: