11/09/2016

Fennesz - Field Recordings, 1995-2002

Sons
22 Novembro 2002

FENNESZ
Field Recordings, 1995-2002
Touch, distri. Matéria Prima
8|10 

Apesar do título e do trator na capa, não se pode dizer que Christian Fennesz se tenha convertido exatamente num seguidor de Michel Giacometti. Na sequência de um “Endless Summer”, ocasionalmente irritante no lado mais “chill out” do seu espectro, os “field recordings” em questão reportam-se a material disperso anteriormente por 12 polegadas, coletâneas, remisturas, aos quais o austríaco, ex-Orchester 33 1/3, acrescentou um tema inédito, “Good man”. Próximo do “noise industrial”, nas quatro variações de “Instrument”, clusteriano, ou melhor, klusteriano, nas oscilações fabris e no monstruoso “loop” trancado de “Surf” (também se poderia dizer: Lee Ranaldo cruza-se com a “Metalo Machine Music” de Lou Reed…), Fennesz distingue-se do cinzentismo que caracteriza grande parte da eletrónica “não erudita” atual, ao interpretar (como Eno, embora num contexto diferente) a manipulação do som enquanto escultura, de molde a acrescentar uma dimensão dramática a cada um destes quadros abstratos. O mais pop que aqui se pode encontrar é “Codeine”, e mesmo assim raspa como uma lixa.

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