Sons
4 Outubro 2002
Amassed
Thirsty Ear, distri. Trem
Azul
9|10
John Coxon e Ashley
Wales, núcleo operativo dos Spring Heel Jack, são uma dupla visionária que vem
pesquisando os limites e as múltiplas possibilidades de interação entre o jazz
e a eletrónica, subordinada a um conceito de manipulação que começou por se
desenrolar no domínio do “sampling” para finalmente explodir num expressionismo
jazzístico de carne e osso. “Amassed” tira de uma vez por todas a “fusão” do
gueto para onde fora atirada nos anos 70, legitimando o mesmo futuro que, nos
“sixties”, George Russell ensaiara em “Jazz in the Space Age” e “Electronic
Sonata for Souls Loved by Nature”, numa união do free jazz com a música
concreta e uma demência próxima do êxtase, criada pelas ambiências religiosas
(sinos, drones de igreja, o silêncio modelado como catedral “dub”) elaboradas
por Coxon e Wales. Han Bennink, Evan Parker (como só ele sabe ser-se, numa
trovoada sem fim, em “Maroc”), Paul Rutherford, Matthew Shipp e Kenny Wheeler,
luminárias da “free music” das últimas duas décadas, aos quais se junta o
guitarrista Jason Pierce, dos Spiritualized, são outros dos construtores do
tempo e do templo de uma música que, por enquanto, apenas tem como teto o céu.
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