12/12/2016

24 rostos para uma voz [Fátima Miranda]

Músicas

FÁTIMA MIRANDA NO RIVOLI, NO PORTO

24 ROSTOS PARA UMA VOZ

POLIFONIA DE VOZES. Polifonia de gestos. Polifonia de rostos. O puzzle de Fátima Miranda é composto por múltiplas peças. Fragmentos sobrepostos, dissociados, de um teatro total. Os gestos, as entoações, os registos vocais, são únicos. Irrepetíveis. Do que se escuta e olha do lado de cá, chegam-nos a multiplicação e a reflexão. Contem-se na foto 24 rostos para a voz desta mulher.
A imagem verdadeira de Fátima Miranda revela-se, completa-se na imagem seguinte. Da mesma forma, a voz é sempre a voz da voz que lhe sucede. Em que cada som se renova no encontro da tradição com a tentação de fazer dele matéria plástica e reciclável sem fim, para criar uma música na qual o passado e o futuro jogam um a favor do outro num palco de espelhos.
Fátima Miranda vem cantar de novo a Portugal – agora no Rivoli do Porto – depois de ter lançado a confusão na sua estreia, em Junho passado, no Grande Auditório do CCB, em Lisboa. Nessa ocasião as reações dividiram-se entre a recusa e a adesão, confrontadas com o excesso da cantora espanhola. "Concierto en Canto", a obra-prima que constitui a sua edição discográfica mais recente, esteve na base do programa que apresentou nessa noite. Memorável para uns. Insuportável para outros.
A encenação da pose, o equilíbrio montado sobre o absurdo, o humor negro, o sorriso de criança, o esgar de fúria, a mordedura e o afago, a dor, a alegria foram nessa noite atirados à cara de uma plateia estupefacta e sem defesas que pouco tempo e espaço teve para reagir. Entre a aceitação e a recusa, Fátima Miranda mostrou o que muito poucos têm para mostrar: um lugar reservado na música contemporânea.
Nas próximas quarta e quinta-feira, no pequeno auditório do Rivoli, em duas noites que não serão nunca eco uma da outra, o programa propõe uma viagem "De Ida y Vuelta" pelo mundo vocal e cénico de Fátima Miranda. Do singular concerto realizado no CCB serão apresentadas as peças "Dhrupad dream", inspirada em técnicas vocais indianas, "Tala tala, que tala tala? Que tal?", em que a cantora encarna uma dançarina louca, mimando um sapateado de flamenco, com adereços que incluem uma faca espetada na cabeça e um vestido inspirado no anedotário de Almodovar, e "El principio del fin", onde a voz contracena num diálogo apocalíptico com imagens de vídeo. Estreiam "Diapassion", "Asaetada" e "Halito" (um interlúdio em voz "off"). Seis peças que dissecam o corpo, a imagem e a voz de uma mulher. Viagem de ida e volta através do medo, assunção das máscaras, mostruário sem disfarces do ridículo e do sublime. Eis o mesmo cinema interior que Buñuel e Dali inventaram em "Un Chien Andalou" para cavar o vazio da alma humana.
Há uma crueldade intrínseca nesta exposição desavergonhada da verdade. Fátima Miranda finge, da mesma forma que Fernando Pessoa fingia, ambos cultivando a ética do drama, ambos sabedores de que não existe outro método de se suportar (e tocar) a luz e a nudez.
A Fátima Miranda "performer" que fazia música com instrumentos de papel nos Taller de Musica Mundana é a mesma outra Fátima Miranda que se enredou nas tramas fonéticas do Flatus Vocis Trio. E a outra, que transforma em canto o silêncio e os ruídos do mundo que John Cage escutava dentro de si. E a outra, que desmultiplica a voz humana em "Las Voces de la Voz" e "Concierto en Canto", os seus dois álbuns a solo. E a outra, que estudou e esgotou os ensinamentos e práticas do "bel canto", das técnicas tradicionais e das experimentações contemporâneas. A que dançou iluminada pelas fogueiras do flamenco e separou a voz em dois no "throat singing" das altas montanhas da Mongólia. A que meditou com os ragas indianos e fez soar os sinos num jardim da China. A que sugou o sangue com um vampiro dos Balcãs e fez a corte ao amor, como o trovador medieval. A que tem a voz dos equilibristas e dos palhaços, dos animais e das plantas. Mais as outras vozes todas. Cada uma com uma expressão diferente no rosto. Mais de 24. Confiram pelas fotos, por favor.

FÁTIMA MIRANDA
Porto, Pequeno Auditório do Rivoli, dias 27 e 28, às 21h30.

sexta-feira, 22 Janeiro 1999
ARTES & ÓCIOS

Sem comentários: