Y 11|JULHO|2003
roteiro|discos
FAIRPORT CONVENTION
Fairport Convention
8|10
What We Did on our
Holidays
9|10
Unhalfbricking
9|10
Island, distri. Universal
fairport convention
quem sabe para onde o tempo vai
No manifesto de intenções de “Fairport Convention”,
álbum de estreia de 1968 da banda que viria a tornar-se a instituição da folk
rock inglesa, pode ler-se: “What we played – The best of the
singers-songwriters, music of almost suicidal variety, mind boggling
complicated arrangements of ostensibly simple songs, anything that other groups
wouldn´t touch”. Ainda com Judy Dyble e Martin Lamble (que viria a morrer num
acidente de viação), “Fairport Convention” arranca para este rally com o que
poderia ser um clássico dos The Byrds, “Time will show the wiser”, de Emitt
Rhodes, e prossegue com “I don’t know where I stand”, título apropriado para
uma vocalização frágil e tocante de Dyble, na linha do que faria nos Trader
Horne. Álbum variado, integra influências da pop psicadélica, britânica e
americana (como na delirante versão de “Jack O’Diamonds”, de Dylan, algures
entre os Grateful Dead e os Jefferson Airplane), com Ashley Hutchings, futuro
fundamentalista da tradição rural, a revelar inusitada destreza na escrita de
coisas tão bizarras como “The lobster”. A reedição, remasterizada, inclui quatro
temas extra, entre os quais “Suzanne”, de Cohen, e “Morning glory”, de Tim
Buckley. Um clássico menor e, para os que apenas conhecem fases posteriores do
grupo, uma surpresa estonteante.
No
ano seguinte, Alexandra Elene MacLean Denny, Sandy Denny, entrara já para o
grupo, em substituição de Judy Dyble, fazendo de “What we Did on our Holidays”
algo de especial que abre com o clássico que daria nome ao seu primeiro projeto
fora do grupo, “Fotheringay”. Abrangendo ainda temas de Dylan (“I’ll keep it
with mine”) e Joni Mitchell (“Eastern rain”), o psicadelismo, o “cajun” ou os
“espirituais” (Denny a fazer de Joplin em “The Lord is in this place, how
dreadful is this place?”), bem como um “Book song” de Ian Matthews, o álbum
introduz o conceito de “folk elétrica” em “Mr. Lacey” ao mesmo tempo que
aparecem os primeiros arranjos de tradicionais, entre os quais “Nottamun town”
e “She moves through the fair”, prenúncio da direção que o grupo viria a
seguir.
“I’ll
keep with mine” vale pela vocalização de Denny, em veia já explorada no álbum
de 1967 de apresentação dos Strawbs, “All of our Own Work”, e “Meet on the
ledge”, um original de Thompson, com aquele “swing” característico dos The
Byrds que os Fairport tão bem adaptaram a uma inconfundível “britishnes”, figura
na galeria dos melhores temas do grupo.
Ainda
de 1969, outra peça-chave, “Unhalfbricking”, título sugerido por Denny em mais
do que provável estado de euforia etílica. “Genesis hall” ostenta a marca de
uma voz em estado de graça. Poucas vezes Sandy Denny terá cantado como nesta canção
de abandono, capaz de nos arrebatar naquele tom que apenas se encontrará, na
música inglesa, em “I Want to See the Bright Lights Tonight”, de Richard e
Linda Thompson. Denny que em “Si tu dois partir”, versão “cajun” e cantada em francês
de um tema de Dylan, volta a abrir caminho ao “boom” do folk rock inglês dos
anos 70, por bandas como os Steeleye Span, Matthews Southern Comfort ou Albion
Country Band, e se mostra superlativa no jazzy “Autopsy”, onde está já tudo o que
se pode encontrar na sua brilhante discografia a solo.
O
mantra de 11 min. e único tradicional do álbum, “A sailor’s life”, é
apresentado pela cantora de “world” Sheila Chandra como contendo os genes da música
de fusão, na síntese de 2000 anos de canto tradicional védico com os timbres e
modos da música irlandesa. O mesmo que, sem que ninguém desse conta, e na mesma
altura, também fizeram os Mr. Fox e que em “Liege and Lief” iria ainda mais
fundo. Depois, foi neste disco que os Fairport contrataram a sua estrela, o
violinista Dave Swarbrick, aqui ainda um dos convidados, a par de Ian Matthews,
Dave Mattacks (baterista que marcaria a rítmica futura dos FC) e Trevor Lucas
(pilar dos Fotheringay). Apesar de três originais de Dylan, “Unhalfbricking” apresenta,
pela primeira vez, o estilo distinto que levaria os Fairport ao estatuto mítico
de que ainda hoje gozam. Mesmo que Denny lançasse ao vento as dúvidas e a
interrogação ao destino – que para si seria trágico – em “Who knows where the
time goes?”. “Não receio o tempo”, canta. E é todo um tempo de beleza gloriosa
que desaba sobre nós.
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