22/10/2008

Buckwheat Zydeco - On Track

Pop Rock

22 Abril 1992

BUCKWHEAT ZYDECO
On Track
CD, Charisma, distri. Edisom

Stanley “Buckwheat” Dural Jr., acordeonista, fundador dos Buckwheat Zydeco em 1979, é um dos nomes lendários da música zydeco, tendo tocado durante alguns anos com o mestre dos mestres, Clifton Chenier. E perguntam vocês: “Meistre, que é a música zydeco?” Pois bem, a música zydeco é parente da cajun (“Meistre, o que é a cajun?”), menos afrancesada do que esta e com menos vergonha de utilizar instrumentos de rock, como o baixo eléctrico e a bateria.
O zydeco (o nome dá um pouco vontade de rir), surgido em meados do séc. XIX no Sudoeste do Louisiana e a oeste do Texas, mistura cajun com ritmos africanos e das Caraíbas. O “cocktail” soa a country blues que, no caso dos Buckwheat Zydeco, não desdenha o rock’n’roll nem uma ou outra balada açucarada a piscar o olho às rádios FM.
Para os apreciadores do género não faltam em “On Track” os típicos ritmos sincopados do acordeão, os solos de saxofone e de rabeca ou os fraseados quase arcaicos do órgão Hammond. Aqui até cabem uma versão de “Hey Joe”, de Jimi Hendrix e um imparável “The midnight special” em velocidade expresso. Zydeco do caneco. (7)

Sem comentários: