18/10/2008

The Byrds - Greatest Hits, Re-Mastered

Pop Rock

13 FEVEREIRO 1991
REEDIÇÕES

THE BYRDS
Greatest hits, re-mastered
LP e CD, Columbia, distri. Sony Port.

Os pássaros estão de volta. Não os de Hitchcock, mas aqueles, menos cruéis, que voaram alto nos céus, da década de 60. Compreende-se o fenómeno à luz da recente política editorial de reedições revivalistas, em parte explicada pela actual escassez de grandes novidades no mercado discográfico.
A presente colectânea, surgida quase em simultâneo com o recente “Back from Rio” de Roger McGuinn, reúne alguns dos maiores êxitos da banda, como “Mr. Tambourine Man”, “Turn! Turn! Turn!”, “Eight Miles High” (magistralmente recuperado na versão dos Roxy Music incluída em “Flesh and Blood”) e “Mr. Spaceman”, os quais, crescidos do bónus extra da digitalização, constituem aperitivo aliciante para a anunciada edição da caixa de quatro LP contendo o essencial da sua obra, para além de alguns originais.
Por agora, os amantes da “space country” construída à custa das guitarras de McGuinn e Gene Clark e das harmonias vocais da passarada toda são obrigados a contentar-se com esta espécie de catálogo, exemplar na qualidade das amostras, mas avaro na quantidade (o disco tem cerca de trinta minutos de duração) e na informação relativa a uma das bandas seminais da época. Mas, ainda aqui, tudo parece integrar-se numa estratégia tendente a aguçar o apetite e a valorizar ainda mais a próxima aparição da tal caixa mágica. Golpe estratégico ou não, os mestres continuam a dar cartas. ***

Sem comentários: