06/10/2008

Tim Buckley

Pop Rock

5 JUNHO 1991
IMPORTAÇÃO DO CATÁLOGO DEMON RECORDS

TIM BUCKLEY
Sefronia (1973) **
Look at the Fool (1974) **
Dream Letter (reed. 1990) ***

Obedecendo sabe-se lá a que estratégias comerciais, a obra de Tim Buckley começou, entre nós, a ser editada pelo fim, pelos anos correspondentes à fase da decadência criativa, das concessões ao “business” e da incongruência de atitude. Longe iam os tempos de glórias passadas como “Goodbye and Hello”, “Happy Sad” ou a viagem interminável pelos confins da loucura que é “Starsailor”.
Rendido ao apelo dos dólares, cansado de ser remetido para o “ghetto” dos autores malditos, Tim Buckley terá pensado ter chegado a altura de alterar tal estado de coisas. “Sefronia” constitui o primeiro passo decisivo nessa direcção, após a tímida tentativa de “Greetings from L. A.”. Perdida a magia da época dourada, a própria voz parece deslocada, em registos que procuram apoio na “soul”, resultando, na prática, pelo menos duvidosos. Uma canção assinada por Tom Waits e um último vestígio de lucidez poética (nas duas partes de “Sanfronia” – “After Asklepiades” e “After Kafka”) são insuficientes para salvar o álbum da mediania.
“Look at the Fool” avança ainda mais no abismo da decrepitude. Tudo se reduz ao rock mais vulgar, contundente, é certo, mas totalmente falho de inovação. Canções curtas, insípidas, passam com a brevidade de uma brisa, sem deixar marcas nem boas recordações. A partir daqui, para Tim Buckley, a música passava a ser outra, em canções sem sons nem palavras que viriam a revelar-se fatais.
“Dream Letters”, gravado ao vivo em Londres, 1968, funciona assim como a derradeira imagem de uma personalidade inquieta, perdida entre visões poéticas alucinadas e uma energia que aos poucos a viria a consumir. Imagem difusa de uma voz apaixonada, em diálogo intimista com as reverberações de um vibrafone e a tristeza sombria de um contrabaixo.

Sem comentários: