06/12/2014

Músicas do Mundo em Sines



cultura SEGUNDA-FEIRA, 10 JULHO 2000

Festival de world music no litoral alentejano

Músicas do mundo em Sines

VASCO da Gama nasceu em Sines há 503 anos. O Festival Músicas do Mundo, também com berço nesta vila do litoral alentejano, é mais novo. Nasceu no ano passado. Mas 2000 será o “ano 1” deste acontecimento cultural, como fez questão de frisar o presidente da Câmara Municipal de Sines, na conferência de imprensa de apresentação do festival que teve lugar em Lisboa, ontem, na Casa do Alentejo.
            O festival irá decorrer nos próximos dias 27, 28 e 29 no Largo do Castelo, com dois espetáculos diários marcados respetivamente para as 21h30 e 23h00. Com entrada livre. Adufe (Portugal), Dieuf Dieul (Senegal), Trio Esquina com Sandra Rumolino (Argentina), Sivan (Curdistão), Omar Sosa Sextet (Cuba) e Shemekia Copeland Blues Band (EUA) são os nomes que fazem parte da programação.
            José Salgueiro, percussionista requisitado praticamente por todos os músicos portugueses da atualidade, apresenta o seu projeto Adufe. Tambores tradicionais para a idade espacial. Adufes gigantes (os adufões), adufes médios, adufes pequenotes, inventam novos compassos, arranjados como um teatro de ritmos e gestos rituais.
            África e jazz cruzam-se com naturalidade na música dos Dieuf Dieul, do Senegal, “descobertos” pelo saxofonista David Murray quando este os viu atuar em Dakar 1996. Yela, afro-mandingue, m’balax, tudo estilos locais, combinam-se numa música de fusão onde não chocam os diálogos de um saxofone com um djembé ou de uma guitarra elétrica com o n’goni. O nome do grupo significa “o trabalho recompensa” e o seu álbum de estreia, “On ne Sait pas où Aller”, está pronto para sair em Setembro. São estes os dois nomes agendados para quinta-feira, dia 27.
            O tango vai ser tocado e dançado no Castelo de Sines no dia seguinte (sexta, 28), com o Trio Esquina, liderado pelo bandoneonista César Stroscio. Acompanha esta formação que alguns consideram herdeira do Cuarteto Cedrón, a cantora Sandra Rumolina. Ao par de dançarinos Bibiana Guilhamet e Jorge Rodriguez cabe a tarefa de fazer subir os níveis de testosterona.
            No mesmo dia atua o cantor e tocador de saz do Curdistão, Sivan Perwer, e a sua banda. O Curdistão, apesar dos seus cerca de 30 milhões de habitantes, é uma nação sem estado, desde a queda do Império Otomano no fim da 1ª Guerra Mundial. Compreende-se portanto o conteúdo político explícito de muitas das suas canções da mesma forma que se compreende que as mesmas tenham sido proibidas no Irão, no Iraque e na Síria. Mesmo na Turquia, país onde Perwer nasceu, só as canções de amor são autorizadas.
            Omar Sosa Sextet e Shemekia Copeland Blues Band fecham no sábado, dia 29, o festival Músicas do Mundo. Líder da formação cubana, Omar Sosa é um pianista consagrado, ao ponto de já ter sido comparado a Herbie Hancock e a Thelonious Monk. Jazz e música clássica formam um estilo pouco convencional, disponível no álbum “Bembón”. “Cantos uribes com batida hip hop e a riqueza melódica de um Keith Jarrett com a força rítmica da música cubana” é outro dos anúncios aliciantes que antecedem a vinda deste músico a Portugal.
            Shemekia Copeland, filha de Johnny “Clyde” Copeland, por seu lado, tem sido comparada a Aretha Franklin, Etta James e Bessie Smith. Tem 21 anos mas é já uma das vozes que com mais força tem operado a renovação do “blues”. “Turn the Heat up”, lançado em 1998, contém elementos de gospel, funky blues, rhythm ‘n’ blues, e Memphis soul e lançou esta cantora no panorama internacional, sendo considerado um dos melhores álbuns desse ano nos EUA. Shemekia cresceu no Harlem, bairro negro de Nova Iorque, bebeu da dor da cidade e acompanhou o seu pai durante a adolescência. Bom barro para se moldar o corpo, o espírito e a alma no “blues”.

Sem comentários: