17/12/2014

Voz de sol num cachimbo de água [Savina Yannatou]

MÚSICAS

SAVINA YANNATOU COM PRIMAVERA EM SALONICO NO CCB

VOZ DE SOL NUM CACHIMBO DE ÁGUA

EM TORNO DO MEDITERRÂNEO, EM VIAGEM COM OS JUDEUS SEFARDITAS, EM TRANSE NUM CAFÉ DE REBETIKA, EM LOUVOR DA VIRGEM MARIA. POR AQUI TEM ANDADO A VOZ SENSUAL DA CANTORA GREGA SAVINA YANNATOU, EXPOENTE DAS MÚSICAS DO SUL. ESTA NOITE, NO GRANDE AUDITÓRIO DO CCB, EM LISBOA, PODERÁ VOAR AINDA MAIS LONGE.

NÃO É PRECISO fumar haxixe por um narguilé para o cérebro ficar enevoado e o espírito se abrir numa dança de cambiantes eróticos. Escutar a voz da cantora grega Savina Yannatou tem o mesmo efeito. O Mediterrâneo transforma-se num mar de luxúria. Arrepios prometidos para hoje, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em concerto do Festival das Músicas e dos Portos.
            Mas não se imagine que vai ser uma pouca-vergonha. É verdade que a voz e a presença física de Savina Yannatou nos recordam que a ascese espiritual não dispensa um ou outro frémito do corpo. E que na origem da música rebetika (na qual, aliás, Savina faz ocasionais incursões) também estão umas boas cachimbadas de haxixe turco as quais, de certa forma, ajudam a que soe ainda melhor. Mas nela o erotismo radica em correntes mais profundas do ser, num veio de sol, aluz e mar que empurra suave, mas firmemente, a alma para o êxtase. Coisa mística, enfim. Mas deleitosa.
            Tudo isto a propósito da segunda vinda desta cantora grega a Portugal (passou despercebida na programação da Expo), desta feita acompanhada pelo grupo Primavera em Salonico, composto por músicos afetos à música tradicional e ao jazz.
            Poderia não passar de uma premonição, ou de um desejo, se antes não tivéssemos travado conhecimento com dois magníficos álbuns nos quais Savina demonstra tudo aquilo que escrevemos até aqui: “Primavera en Salonico”, de 1994, e “Songs of the Mediterranean”, de 1998. Já foi editado um terceiro, inteiramente preenchido com canções em louvor à Virgem Maria. A música que deles se evola faz-nos sentir apaixonados, infiltra-se pela pele até se alojar no coração. Ou mais fundo ainda.
            Savina Yannatou canta o Mediterrâneo. O mar e a terra em volta. Ela é o sal e o cálice que transborda. Em “Primavera en Salonico” a sua voz inflama principalmente as canções dos judeus sefarditas que no século XVI foram expulsos da Península Ibérica, disseminando-se um pouco por todo o Mediterrâneo. Savina canta neste disco em ladino, o dialeto destes judeus que marcaram de forma indelével a cultura de todo o Sul da Europa.
            Em “Songs of the Mediterranean” o canto de Savina Yannatou alarga-se, espreguiça-se, assanha-se, ganhando corpo nas margens e nas águas da sua Grécia natal mas também da Albânia, Itália, Sardenha, Israel, Andaluzia, Líbano, Chipre, Turquia, França, Córsega e Tunísia. Há nestes dois álbuns momentos sublimes que, a repetirem-se hoje no CCB, poderão garantir para o concerto um lugar entre os melhores do ano.

Ladina e rebetika

            Savina Yannatou nasceu em Atenas onde estudou canto no Conservatório, prosseguindo os estudos na Academia de Arte Vocal de Atenas, onde trabalhou com músicos reputados na área da música grega erudita, como G. Georilipoulou e Spiros Sakkas. As altas classificações proporcionaram-lhe uma bolsa em Londres, na Guildhall School of Music and Drama. Sim, drama! Porque além de cantora, Savina Yannatou não descura o teatro, tendo composto e executado as bandas sonoras de “A Caixa de Pandora”, uma pantomina, e da peça clássica “Medeia”, de Eurípides, pelo Teatro Nacional Grego.
            1979 assinala o ano de início de carreira. Quatro anos mais tarde encontra os Primavera en Salonico, grupo com o qual enceta um caminho comum que, para já, os coloca a ambos na vanguarda do panorama da world music atual. Com os Primavera en Salonico, impulsionados pelo rigoroso trabalho de investigação musicológica e pelos arranjos de Kostas Vomvolos (também acordeonista e executante de quanun, o saltério árabe), a música expande-se pelos territórios abertos pela improvisação. Não admira. Todos os músicos do grupo estão ligados ao jazz: Kyryakos Gouventas, violino, Yannis Alexandris, violeta e alaúde árabe, Haris Lambrakis, nay (flauta), Nikos Psofoyrogos, percussão, e Michalis Signadis, contrabaixo, este, por sinal, companheiro habitual de um famoso jazzman grego, o clarinetista Floros Floridis, e elemento da Black Sea Orchestra, formação de virtuosos que ontem se apresentou na Aula Magna, em Lisboa, no âmbito deste mesmo festival.
            Festival onde, além do fado, tem estado em destaque a música rebetika do porto do Pireu e de outras cidades onde teve origem, como Atenas, Larissa, Hermopolis (na ilha de Syrus), Salónica, Esmirna (na costa da Turquia) e Constantinopla. Uma música que começou por ser cantada e tocada ainda no século XIX, nos cafés musicais das zonas portuárias, antes de ser adotada pelos marginais, pelos presos políticos e em geral por todos os que, a seguir à Guerra de Independência grega, se opunham ao governo. Entre danças de volúpia e todo o género de improvisações, musicais e de outro tipo, sugeridas provavelmente pelas tais cachimbadas (no tradicional cachimbo de água, o narguilé) de haxixe que escorria em abundância da Turquia.
            Sem ser uma cantora exclusiva de “rebetika” Savina Yannatou não deixa, contudo, de abordar este forma de canção tão característica, quer através da interpretação de alguns temas “rembetes”, quer devido ao facto de alguns dos músicos do Primavera en Salonico pertencerem também ao grupo, este sim de rebetika pura e dura, Tambourlika Ensemble, acompanhantes da cantora Maryo, ou Maria Konstanttinidou, apelidada de “o mito do porto de Salónica”, que hoje e amanhã atuam no bar Speakeasy, às 24h.

SAVINA YANNATOU + PRIMAVERA EN SALONICO
LISBOA Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, hoje, às 21h30. Bilhetes entre 3000$00 e 1000$00.


ARTES | sexta-feira, 11 fevereiro 2000

Sem comentários: