31/12/2014

O flautista funâmbulo [Jethro Tull]



MÚSICAS

JETHRO TULL CHEGAM COM 20 ANOS DE ATRASO A PORTUGAL

O FLAUTISTA FUNÂMBULO

SERÁ QUE IAN ANDERSON CONTINUA A TOCAR FLAUTA APOIADO APENAS NUMA PERNA, COMO FAZIA NOS ANOS 60 E 70, QUANDO OS JETHRO TULL ERAM UM DOS GRUPOS MAIS DECENTES DO ROCK PROGRESSIVO? A RESPOSTA SERÁ DADA ESTE FIM-DE-SEMANA, EM LISBOA E NO PORTO. MAS MESMO QUE A PERNA AINDA AGUENTE, NÃO É DE PREVER QUE TOQUEM “THICK AS A BRICK”.

À SEMELHANÇA dos Yes, os Jethro Tull estreiam-se ao vivo em Portugal com duas décadas de atraso. O que o público português irá testemunhar no próximo domingo no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e na 2ª feira no Coliseu do Porto, será, como aconteceu com os Yes, a capacidade de sobrevivência de uma banda que durante dez anos, entre 1968 e 1978, cavalgou na crista da onda do rock britânico. Falta confirmar se ainda estão dentro do prazo de validade.
            Os Yes passaram no exame. Com os Tull, como será? Aconteça o que acontecer, o gigantesco recinto do Parque das Nações arrisca-se a ficar conhecido, sem desprimor para os visados, como um Lar para a Terceira Idade dos Anderson. Primeiro foi Jon, o místico vocalista dos Yes, agora será Ian, flautista louco dos Jethro Tull.
            Os Jethro Tull, como inúmeros outros grupos da época, começaram pelo “rhythm ‘n’ blues” antes de se lançarem nos voos mais altos do rock progressivo. Tinham em Ian Anderson um líder carismático, figura de vagabundo letrado, amante da velha Inglaterra rural e excêntrico como só os súbditos de Sua Majestade sabem ser. Era um exímio flautista, não só pelas capacidades técnicas que exibia como pela habilidade que costumava pôr em prática nos concertos: tocava ao pé coxinho, isto é, apoiado numa só perna. Era assim que solava, em temas de jazz como “Serenate to a cuckoo”, de Roland Kirk, ou no tom cataléptico de “Locomotive breath”. Em suma, um verdadeiro “show man”.
            “This Was”, estreia discográfica dos Jethro Tull, foi editado em 1968 e subiu rapidamente ao Top 10. “Stand up”, de 1969 e “Benefit”, de 1970, asseguraram a transição pacífica para a floresta do Progressivo mas foi com “Aqualung” (1971) que o grupo saltou em definitivo para as primeiras páginas, num álbum conceptual cuja capa fazia as delícias de qualquer artista gráfico e onde os Jethro Tull lançavam um ataque feroz às religiões institucionalizadas.
            Era a época dourada do Progressivo e os Jethro Tull, com uma formação em constante mutação cujas saídas deram origem a grupos como os Blodwyn Pig, Wild Turkey e Mick Abrahams Band, aproveitaram, perdendo em definitivo o tino para assinarem dois dos trabalhos monumentais dos anos 70: “Thick as a Brick” e “Passion Play”. Exageraram ao ponto de criarem para a capa do primeiro a edição completa de um jornal fictício onde se noticiava a pretensa atribuição de um prémio literário à obra de um menino-prodígio. A “obra”, um poema épico, seria “aproveitada” pelos Tull como letra para a longa “suite” que é “Thick as a Brick”. “Passion Play” era ainda mais sofisticado, outra peça de 40 minutos que os Jethro Tull encheram de “nonsense” e fantasia.

Degolados pelo punk

            Nesta altura Ian Anderson tomava-se por um menestrel dos tempos modernos e o seu amor pelos ritos da velha Albion que remontavam à Idade Média, emprestou à safe seguinte do grupo um cunho acústico com raízes na folk. Desta fase resultaram três belos trabalhos: “Minstrel in the Gallery” (1975), “Songs from the Wood” (1977) e “Heavy Horses” (1978), com os mais elétricos “War Child” (1974) e “Too Old to Rock ‘n’ Roll, Too Young to Die” (1976), de permeio.
            Depois, aconteceu aos Jethro Tull o mesmo que a quase todos os grupos com a mesma dimensão mastodôntica que não souberam, ou não quiseram, acordar do sonho: foram degolados pelo punk. Muitos sobreviveram, é certo, mas a passagem do tempo revelou-se fatal para a maior parte. Como os Yes, os Moody Blues ou os Pink Floyd, os Jethro Tull atravessaram os anos 80 para entrarem nos 90 de muletas. Alguns, como os Yes, conseguiram reciclar-se. Os Jethro Tull também não se saíram mal de todo, introduzindo a pop e a eletrónica nos salões do seu velho palacete.
            No próximo fim-de-semana se verá se a força da alma sobreviveu à fadiga da perna. Ian Anderson, o flautista louco, lá estará para esclarecer as dúvidas e fazer reviver uma parte de um passado que chegou a ser brilhante.

JETHRO TULL (primeira parte com Os Corvos)
Lisboa, Pavilhão Atlântico, Dia 5, às 21h
Bilhetes 3500$00 e 5500$00
Porto, Coliseu, Dia 6, às 21h
Bilhetes 3500$00 e 6500$00


ARTES | sexta-feira, 3 novembro 2000

Sem comentários: