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23|FEVEREIRO|2001
discos|escolhas
RYOJI IKEDA
Matrix
2xCD Touch, distri. Matéria Prima
6|10
Minimalismo
pode ser igual a zero, para o japonês Ryoji Ikeda, ex-Dumb Type, participante
em concertos ao vivo do alemão Rehberg e em diversas coletâneas de música
eletrónica nas fronteiras do experimentalismo mais radical, como “Modulations:
Cinema for the Ear”. “Matrix” sucede a “+/-“, “0ºC”,ou “20’ to 2000” numa
linhagem de gravações que remetem para a pesquisa sobre a interação entre as
frequências eletrónicas e o ouvido humano. No caso de “Matrix”, dividido em
dois CDs, o primeiro com a designação “For rooms”, Rykeda investiga as
metamorfoses do espaço acústico, através de frequências eletrónicas “brancas”
emitidas em separado através dos dois canais de estereofonia. O resultado –
ouvir-se “música” diferente, consoante o posicionamento do auditor na sala – é
tão interessante, do ponto de vista científico, como entediante, enquanto
fruição estética.
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