28/11/2016

Kalinka, o mistério da voz [FMM Sines]

CULTURA
SÁBADO, 28 JUL 2001

Kalinka, o mistério da voz

MÚSICAS DO MUNDO TERMINA HOJE EM SINES

A búlgara Kalinka Vulcheva desceu aos homens como uma dádiva do céu no arranque do Músicas do Mundo de Sines

Sines. Primeira etapa da terceira edição do festival Músicas do Mundo. Local: interior do castelo, ambiente medieval, após uma cerimónia de abertura oficial que incluiu um repasto pantagruélico. Pena a noite ter estado fria para receber a Brigada Victor Jara e os Bal Tribal, aos quais competia pôr a música a rolar.
            À Brigada Victor Jara, competente como sempre, faltam presentemente duas coisas: um reportório novo e coragem para experimentar algo de diferente do que fazem desde 1977, quando editaram o álbum "Eito Fora", um dos marcos da música de raiz tradicional portuguesa.
            Em Sines, sem o violinista Manuel Rocha, mas aumentados por um contingente de convidados composto por Jorge Reis, no violino e saxofone soprano, António Pinto, na guitarra, Tomás Pimentel, no fliscorne, Manuel Freire, na guitarra e na "Pedra Filosofal", e os galegos Gaiteiros de Milidh, ouviram-se pela enésima vez a "Cana verde", o "Bento airoso", uma "Mi morena" servida a preceito pela voz de uma enregelada Catarina Moura, a "Chula de paus", todo o cocktail habitual da Brigada feito do contraste entre a elegância e maior apuro das baladas e o tom popular das danças, dos bombos e das deixas lançadas ao público para participar. O que aconteceu, no final, com um "Baile mandado" algarvio, ao ritmo das palmas, sob o comando do "rapper" (foi ele que o disse...) Luís Garção. Manuel Freire foi, porém, a estrela da companhia. Bastou-lhe cantar, uma vez mais, a canção que Portugal inteiro conhece, "Pedra filosofal", para a plateia se levantar num aplauso incontrolável.
            Aguardada com bastante expetativa, a orquestra bretã Bal Tribal rubricou em Sines a sua sexta atuação ao vivo, desde que se formou, já este ano, como forma de responder às crescentes solicitações de alguns dos festivais de folk céltica de maior nomeada, como os de Moaña e Lorient, suscitadas pela excelência do álbum "Deliou", de Patrick Molard, editado o ano passado. O que significa que grande parte dos 12 músicos deste projeto presentes no Músicas do Mundo de Sines participaram na gravação desse álbum.
            Para já, provou-se que o disco é uma coisa e a sua transposição para um espetáculo ao vivo, outra É uma música de "composição", a dos Bal Tribal, a necessitar de limar arestas e, principalmente, de cortes na duração, excessiva, de alguns temas. O som também não ajudou, daí que de entre o aglomerado de um naipe de cordas, percussões indianas, guitarra, baixo, bateria, metais, violino e gaita-de-foles, se destacasse, de forma fulgurante, a cantora búlgara Kalinka Vulcheva, solista do "Mistério das Vozes Búlgaras" e da Orquestra Nacional de Sófia, tão deslumbrante em Sines como no álbum "Deliou".

Dádiva do céu
Patrick Molard e Jacky Molard, os dois irmãos impulsionadores dos Bal Tribal, são razoáveis instrumentistas, sem dúvida. Jacky é um violinista que, apesar da ausência completa de "swing", compensa essa falta de alma com uma razoável capacidade para lidar com a complicação dos compassos do "an dro" bertão ou do "horo" búlgaro, enquanto o seu mano Patrick se aplica com alguma "verve" na gaita peso-pesada como é a escocesa e nas "uillean pipes" irlandesas, a Fórmula Um dos foles.
            Mas Kalinka Vulcheva é algo mais. Sempre que abre a boca é Deus que ouvimos cantar. Eis o que faz a diferença entre a Música e a música. Esta sai melhor ou pior, consoante as melhores ou piores capacidades técnicas dos seus intérpretes. Aquela é diferente. Vem de outro lugar, não se aprende, desce aos homens como uma dádiva do céu. Kalinka Vulcheva cantou dois dos temas de "Deliou", um deles em dueto com as "uillean pipes", excessivamente amplificadas e em esforço para manter a compostura na difícil arte que é saber tocá-las devagar, de Patrick Molard. Deu vontade de chorar, de engolir a luz, de beijar a voz. Kalinka Vulcheva foi praticamente tudo na primeira das três noites do Músicas do Mundo.
            O resto fez figura de acessório, de curiosidade exótica: o dueto de tablas e bateria, o desempenho, tão obsessivo quanto assustador, de Patrick Molard, num excerto de música "pibroch" (a mais nobre escrita para a gaita-de-foles escocesa) nas "Highland pipes", a contar a história de um gaiteiro escocês, Patrick-qualquer-coisa que, para vingar o seu irmão, incendiou uma povoação inteira massacrando os seus habitantes. Felizmente para Sines, o outro Patrick, Molard, estava bem disposto e não deu mostras de querer vingar o seu irmão Jacky...
            Só no final, depois de uma introdução "free", a música tradicional da Bretanha deu um ar da sua graça, num "Dans plinn" que pôs enfim a dialogar a bombarda e o "biniou-kohz" (gaita-de-foles bretã). Mas teve pouco de "tribal", e muito menos de "bal", a música desta formação herdeira, em formato erudito, de grupos como Gwerz, Archetype ou Den, qualquer deles armado de um ou outro dos irmãos Molard. Quando terminaram, já a maior parte das cadeiras se encontrava vazia...
            O festival Músicas do Mundo, depois dos concertos de ontem com Carmen Linares e Taraf de Haidouks, termina esta noite com atuações de Andrea Marquee, David Murray com The World Saxophone Quartet e Black Uhuru com Sly & Robbie.

Sem comentários: