22/11/2016

Paredes de jóia [Pedro Jóia]

CULTURA
SEXTA-FEIRA, 1 JUN 2001


Paredes de jóia

PEDRO JÓIA INTERPRETA CARLOS PAREDES

Novo disco, “Variações sobre Carlos Paredes”, é apresentado esta noite no CCB

Paredes é um lugar vasto rodeado de paredes. No interior desse reduto solitário habita um génio. A guitarra de Paredes é um mundo à parte na música portuguesa. Foi nesse mundo que Pedro Jóia, 31 anos, decidiu entrar por sua conta e risco, a par da necessária paixão, editando um álbum, "Variações sobre Carlos Paredes", inteiramente preenchido por versões de temas do mestre, que hoje será apresentado ao vivo, às 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB).
            Pedro Jóia criou raízes no flamenco. Mas o flamenco é linguagem partilhada por muitos. E Paredes é só Paredes. "É preciso recuar até Coimbra, à balada de Coimbra", explica Pedro Jóia, "a origem disto tudo, a matriz, na qual Paredes se evidenciou, criando dentro dela uma linguagem pessoalíssima". "Mas o Paco de Lucia também criou uma linguagem pessoal...", lembra o guitarrista, procurando uma ponte, um laço, uma porta comum. Admite, todavia, uma diferença: "Paco de Lucia teve imensos seguidores, o Paredes não".       A atitude de Pedro Jóia não é a de um seguidor, mas a de um estudioso que se deixou fascinar.
            Não foi fácil deslocar temas como "Movimento perpétuo" ou "Verdes anos" da guitarra portuguesa para a guitarra clássica. "São transcrições para um instrumento tão diferente como é o meu que, como tal, não podiam ser feitas muito à letra, nota a nota. Algumas revelaram-se mesmo impossíveis, como 'Mudar de vida', pelo seu timbre e pela reverberação natural que a guitarra de Paredes possuía. Partindo deste pressuposto, peguei nesta matéria-prima, procurando ser-lhe o mais fiel possível em termos formais. Em termos de conteúdo, porém, era impossível fazer como Paredes...".
            Tratou-se, em suma, de uma "descodificação", da procura e do achado de pormenores, "harpejos", "tessituras", "linhas melódicas do baixo do Fernando Alvim", "pequenas nuances" que Pedro Jóia manteve, alterou ou obliterou, segundo uma "construção vertical e não horizontal, pedaço a pedaço", da música de Carlos Paredes e do indispensável acompanhamento de Fernando Alvim. "A revisão possível à qual faltava dar vida".
            De Pedro Jóia ficou impressa na música de Paredes "a marca" da sua guitarra. As emoções nasceram da memória. "Perguntei-me: O que é que evoca em mim a música de Paredes? Do que é que me lembro quando o conheci e falei com ele?". Pedro Jóia recua no tempo. "Era miúdo. No período do pós-25 de Abril havia um programa na televisão, de educação, cujo genérico era um tema do Paredes, a 'Canção do amanhecer'. Foi o primeiro contacto que tive, nem sequer sabia quem ele era... Aos poucos, aquele som foi entrando, através da rádio, de discos que o meu pai tinha, o universo do Paredes foi-se construindo na minha cabeça. Conheci-o pessoalmente em 1991, quando fiz a primeira parte de um concerto seu, nas ruínas do Convento do Carmo. A partir desse dia, ao vê-lo tocar ali tão perto, de ter falado com ele, tomei consciência de que era um guitarrista de peso, um Mozart do séc. XX, um músico que daqui a 100 anos continuará a ser reconhecido".
            "Variações sobre Carlos Paredes" é a homenagem de um discípulo ao mestre. "Outros músicos já o interpretaram, como Ricardo Rocha, Mário Laginha ou Pedro Caldeira Cabral, eu procurei fazê-lo à minha maneira". Para tal, Pedro Jóia serviu-se de uma guitarra clássica e de um trio de cordas (violino, viola e violoncelo). "Achei que consegui encontrar um som – contrapontos, jogos rítmicos e de intensidade – que me permitiu interpretar Paredes de uma forma original".
            Depois do flamenco e da música do autor de "Verdes anos", o próximo passo de Pedro Jóia, de quem também foi recentemente editado o álbum "Maktoub", com o grupo Ciganos de Ouro, poderá ser a fusão da guitarra clássica com uma orquestra, sonho há muito acalentado.

Pedro Jóia
LISBOA Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Tel. 213612400. Às 21h30
Bilhetes entre 1500$00 e 3000$00

Sem comentários: