28/11/2016

Sally pimenta em prato frio [Sally Nyolo]

CULTURA
SEGUNDA-FEIRA, 23 JUL 2001

Crítica Música

Sally pimenta em prato frio

Sally Nyolo
Festival Sete Sóis Sete Luas
Fábrica da Pólvora, Barcarena
21 de Julho, 21h30
Lotação a um terço

Sally Nyolo. Sally Pimenta. Sal e Pimenta. Temperos e especiarias não faltaram na apresentação da cantora camaronense Sally Nyolo, sábado, no anfiteatro da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.
Mas por mais picante e salgada que tenha sido a música desta artista, cujo prestígio no panorama atual da world music não tem parado de crescer, não foi sufi ciente para fazer esquecer o frio que enregelou a noite e levou grande parte da assistência a abandonar o local antes de o concerto terminar. A hora adiantada em que o mesmo teve início também não ajudou. Estava marcado para as 21h30, começou uma hora mais tarde.
Caminhava-se então já para as onze da noite quando Sally Nyolo e o seu grupo, constituído por um guitarrista, um baixista, um baterista e duas bailarinas/vocalistas, ocuparam finalmente o palco, sendo de imediato fustigados pelas fortes rajadas de vento e pelo frio que se faziam sentir. Os lenços e vestuário esvoaçantes que os três elementos femininos do grupo traziam vestidos enfunaram-se, quais velas coloridas de uma nau em luta contra a tempestade. O público resistiu estoicamente enquanto pôde, tentando aquecer-se ao som do apanhado funky de música tradicional dos Camarões que Sally Nyolo trouxe a Portugal, num par de concertos (o outro decorreu ontem, em Odemira) com a chancela do festival Sete Sóis Sete Luas.
Sally e as suas duas companheiras apresentaram-se vestidas com trajes étnicos, ajudando a ilustrar visualmente as várias histórias contadas e cantadas no canto “bikutsi”, modalidade destinada a aliviar a dor das mulheres “beti” da floresta camaronense. Espécie de narrativa em movimento, umas vezes cantada, outras declamada, que passou em revista rituais, lendas, danças e canções de embalar.
Noutras condições atmosféricas e em ambiente mais acolhedor, este espetáculo de música, cor e coreografia teria encontrado outro eco e provocado o entusiasmo do público. As batidas e a pujança de um baixo entre o funk e o tribal, uma guitarra planante mas a revelar sinais de timidez e, sobretudo, as harmonias vocais criadas pelas três vozes femininas, por mais do que uma vez a recordar as intrincadas combinações das Zap Mama (grupo ao qual Sally já pertenceu), convidariam, noutras circunstâncias, à dança e à participação. Sally cantou com chama, calorosa quanto o tempo o permitiu, tocou percussões e harmónica, mas tudo soou como uma lembrança vaga e ao longe, da selva, da floresta, dos trópicos, do Verão. Perante alguma indiferença do público, que progressivamente foi abandonando o recinto, vergado pela inclemência do frio e pelo adiantado da hora. Foi pena. Ver um prato de comida quente ser servido frio.


Sem comentários: