11/11/2016

Madredeus em movimento perpétuo

CULTURA
QUINTA-FEIRA, 5 ABR 2001


Madredeus em movimento perpétuo

DOIS CICLOS DE CONCERTOS

O novo disco “Movimento” é a lapidação, cada vez mais depurada, lenta e cuidadosa, do diamante Madredeus

A partir de hoje e por mais cinco ocasiões — nos dias 6, 7, 12, 13 e 14, no Parque da Cidade — o Porto vai movimentar-se ao som de “Movimento”, o novo álbum dos Madredeus, nas lojas a partir do dia 9. Seguir-se-ão outras seis datas, em Lisboa, numa tenda instalada por trás da Praça Sony, no Parque das Nações.
            O movimento dos Madredeus persegue a coincidência. Entre o exterior e o interior, o espírito e o gesto. Pedro Ayres Magalhães escreve coisas simples sobre Portugal, porque Portugal é um país simples. Querem fazê-lo europeu e complicado. Mas como os portugueses não foram, não são, nem serão nunca espiritualmente europeus — a Europa fica ali, nós estamos aqui; quando a Europa chegar à força até aqui, como aconteceu quando vieram os franceses, no séc. XVIII, nós estaremos distraídos, a cismar, acolá — a complicação é pior.
            Outra palavra adequada à música e ao corpo dos Madredeus: transparência. E claridade. Mesmo de noite — pode ser a noite do fado — a luz da lua banha os sons e as palavras, afastando o medo. O escuro dos Madredeus é uterino, como o da “Mãe Deus”, virgem simultaneamente branca e negra. No seu regaço, “Movimento”, álbum mais recente da banda de Teresa Salgueiro, Pedro Ayres Magalhães, Carlos Madredeus
em movimento perpétuo Maria Trindade, José Peixoto e Fernando Júdice atravessa a fase de lua-nova. Paradoxo: o movimento torna- se extático. A eternidade revelada na permanência de Parménides. Olha-se, expectante, para o rio que corre. Das margens.
            “Movimento” é a lapidação, cada vez mais depurada, lenta e cuidadosa, do diamante Madredeus.
            Entre a aceitação que a música do grupo tem obtido no estrangeiro, com a consequente pressão de continuarem a dar respostas à altura desse êxito, e a interiorização e o silêncio necessários para que a criatividade se manifeste, os Madredeus respondem com a permanência no caminho que, desde “Os Dias da Madredeus”, resolveram trilhar e que é só deles: dar corpo e voz a um mito tão português como universal. “Movimento”, delicadamente envolto em vestes “new age”, adornos árabes, capas negras do flamenco e do fado, no seu recolhimento de música de câmara que pode ser festiva e popular, apresenta, entre 16 novos temas à altura dos pergaminhos do grupo, cinco canções tocadas pela graça: “Afinal — a minha canção”, “O labirinto parado” (talvez o seu momento mais alto e uma boa metáfora sobre Portugal no seu estado atual), “O segredo do futuro”, “Graça — a última ciência” e “Tarde, por favor”, suspensão final de todo o movimento.

Lisboa vem depois
De um concerto dos Madredeus, apesar da familiaridade com o grupo que o estrangeiro nos ensinou a ter (é sempre assim, connosco…), espera-se que nos mova (a cada um, seu movimento). Que nos dê ânimo (a cada um, o seu entusiasmo). Que nos embale (a cada um, o seu sonho). Que nos comova (a cada um, a sua alma).
            Será assim, nos seis espetáculos do Porto. Será assim, a seguir, nos seis espetáculos em Lisboa. Será assim nos territórios ocultos.
            Os músicos estarão hieráticos em palco. Como sempre. Formas matemáticas por cujas linhas e centro passam os ventos, as águas, as chamas e as pedras do que nunca se sabe como nem o que será. Eixos. Espadas. Vitrais. A voz de Teresa Salgueiro voará a lembrar-nos que somos crianças feridas. As palavras de Pedro Ayres terão a eterna simplicidade do indivisível que cada um deverá dividir e multiplicar dentro de si, milagre dos pães. A música será o movimento. Já se faz ouvir.
            Pedro Ayres Magalhães escreve sobre coisas simples. Há muito, ou cada vez mais agora, esquecidas. O segredo de tudo está em “O segredo do futuro”: “O segredo do futuro / é o amor / um amor sublime e puro / o belo amor / só o amor / resolve tudo / Numa esperança maior”. Não há nada mais simples. Nem mais difícil. Para se chegar ao centro do labirinto (onde está dependurada uma espada), faz-se a travessia pela Graça, última e gaia ciência, a do intelecto amoroso.
            Os Madredeus são portugueses (estão sempre ao mesmo tempo longe e perto, quer dizer, fora dele, do tempo). A música dos Madredeus é portuguesa (canta-se como se fosse nossa desde que aprendemos a cantar). Só falta Portugal.

MADREDEUS
Porto, Parque da Cidade.
Hoje e dias 6, 7, 12, 13 e 14.
Às 21h30. Bilhetes a 3000$00 e 5000$00
Lisboa, Parque das Nações.
Dias 19, 20, 21, 24, 27 e 28.
Às 21h30. Bilhetes a 3000$00 e 5000$00

Sem comentários: