14/08/2016

Altan - Harvest Storm

Pop Rock
1992

COLHEITA DE OURO

Altan
Harvest Storm
CD Green Linnet, import.

Os Altan são o grupo do momento da cena Folk da Irlanda. Ao quarto álbum, depois de “Altan”, “Horse with A Heart” e “The Red Crow”, todos distribuídos em Portugal, a banda sediada no condado de Donegal tornou-se a menina querida da “Folk Roots”, que nela vê uma digna sucessora de lendas como os Clannad (da fase anterior à “new age folk”), Bothy Band e De Danann. Mairéad Ní Mhaonaigh ocupa o centro das operações. No violino, de que é exímia executante, e nas vocalizações em gaélico, que entroncam na melhor tradição de uma região que à folk deu já nomes como Triona, e Micheál O’Dhomnaill, a par dos “traidores” Enya e Clannad.
            “Harvest Storm” é o puro gozo de música que aprendeu a crescer e a respirar no seio de sumidades – James Byrne, Tommy Peoples ou Connall O’Donnell, entre outros – em instrumentais urdidos por três violinos (Mairéad, Paul O’Shaughnessy e Ciaran Tourish), em diálogo de espantosa fluidez e rigor contrapontístico com a flauta mágica de Frankie Kennedy (um virtuose à altura de Frankie Gavin, dos De Danann, ou Michael Tubridy dos Chieftains) e as cordas dedilhadas de Mark Kelly e Ciaran Curran. Sem esquecer a contribuição de convidados de nomeada: Donnal Lunny, nos teclados, e Dáithi Sproule (Buttons & Bows) na guitarra.

            Inseridas numa linha próxima dos Bothy Band, as baladas em gaélico dão a conhecer o lado melódico dos Altan, sobressaindo as intrincadas harmonias vocais de “Dónal Agus mórag”, uma canção de casamento da ilha de Rathlin, e a sobreposição de voz e didgeridoo em “Sí do mhaimeo Í”. O melhor disco de música tradicional irlandesa do ano. (9)

Sem comentários: