21/08/2016

Luétiga + Urbália Rurana



Pop Rock

6 OUTUBRO 1993
WORLD

Luétiga
            La Última Cajiga
Several, distri. MC – Mundo da Canção

Espanha, número 1. Região: Cantábria., entre as Astúrias e Navarra. Os Luétiga são cinco, formaram-se em Torrelavenga e têm preocupações ecológicas relativas à extinção das matas e bosques das montanhas desta região. Em “La Última Cajiga” (“coruja”, na localidade de Liebána) fizeram um levantamento instrumental da música tradicional cantábrica, afastando o preconceito que pretendia reduzi-la aos pífaros e tambores. Viajaram, descobriram e recuperaram a dulçaina, o clarinete, a “gaita”, o violino... “La Última Cajiga” é doce e escura. Ao redor de uma fogueira ouve-se o som das folhas que o vento afaga, em “Zorromocu”, e das ondas do mar, murmurando na “Danza de San Roman”. (7)


Urbália Rurana
            A la Banda de Migjorn
Tram, distri. Etnia

Espanha, número 2. Os Urbália Rurana estiveram nos “Encontros Musicais da Tradição Europeia” deste ano e foram uma desilusão. O disco – “hélas”! – é magnífico. Nem parece o mesmo grupo, com som sofisticado, variedade de reportório e na maneira diversificada de pegar em cada tema e competência instrumental, “A la Banda de Migjorn” vai desde as polifonias vocais de “Cant per la de l’u” e “Al pont de Mirabel” (tradição occitana, fazendo recordar os Perlinpinpin Folc) ao andamento medieval de “Sant Anton ermitá”, com passagem pela sensualidade árabe de “El cavall blanc” e por um tradicional húngaro aprendido com os Kolinda (“Pur de cor”). (8)


            Espanha, número 3. São vários os discos de música tradicional espanhola que recentemente invadiram os escaparates nacionais da especialidade. De qualidade variável, para além dos dois exemplares acima criticados, há a destacar “Canciones Toreras d’España e América” (Olé!), dos la Bazanca em conjunto com a banda peruana Alturas, num trabalho de reconstituição e recuperação de temas tradicionais ligados ao toureio, e “Cercle de Gal-la”, folia de danças passada em revista pelos Clau de Lluna. À curiosidade de cada um ficam outros nomes disponíveis: Candeal, Leixapren, Aljibe, Jaraiz, El Pajar, Llares, Hato de Foces...

Sem comentários: