Sons
8 Agosto 1997
poprock
Laibach
M.B.
December 21, 1984
MUTE, DISTRI. BMG
Em
1983, as autoridades da Eslovénia, então parte da federação jugoslava,
proibiram os Laibach de aparecerem em público. No cerne da polémica, estava a
designação do grupo, “Laibach”, que foi o nome dado à cidade de Ljubljana
durante a ocupação nazi, em 1943. Censurados, tornaram-se na “banda cujo nome
não se podia pronunciar”. Em Dezembro do ano seguinte, o grupo decidiu atuar em
Ljubljana, organizando um espetáculo onde não se fazia qualquer menção ao seu
nome. O público acorreu e a ocasião tornou-se histórica. O presente álbum é o
documento ao vivo desse acontecimento, incluindo ainda excertos de concertos em
Zagreb e no Atonal Festival de Berlim.
Era
o período da brutalidade panfletária e da revisão ideológica da música
industrial que, na época, chocaram. Mas os Laibach traziam consigo, além do
metal, um cheiro de ameaça, provocada pela aura de ambiguidade que sempre os
rodeou, em conotações com o nazismo, onde era difícil separar a denúncia da
apologia camuflada. Trata-se, pois, da fase coincidente com a do álbum onde o
clamor se faz ouvir com maior nitidez e eficácia, o assustador “Nova Akropola”,
obra emblemática da estética totalitarista dos Laibach (7).
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