05/11/2016

Joe McPhee, o poeta-anarquista em Coimbra

CULTURA
SÁBADO, 30 NOV 2002

Joe McPhee, o poeta-anarquista em Coimbra


Esta noite, na abertura do Jazz ao Centro

Tem hoje início a longa jornada que durante os próximos 12 meses levará a Coimbra a nata do jazz mais radical da atualidade. Chama-se Jazz ao Centro — Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2003 e conta com um trio liderado por Joe McPhee para, já esta noite, abrir as hostilidades.
            Joe McPhee, 63 anos, natural de Miami, que recentemente nos proporcionou uma revigorante oportunidade para esturricar o cérebro, no álbum “Shadows & Light”, cataclismos e silêncios muito para além do “free”, é um soprador eclético capaz de ir tão longe no saxofone como na trompete, no trombone como no clarinete, no piano como na eletrónica.
            O seu nome surge pela primeira vez numa ficha técnica em 1967, em “Freedom and Unity”, de Clifford Thornton, e, como líder, dois anos mais tarde, em “Underground Railroad”. Nos anos 70 a sua discografia eclode na editora suíça de música “avant garde” Hat Hut (ou, na versão inglesa, Hat Art), em álbuns como “Black Magic Man”, “The Willisau Concert”, “Rotation”, “Variations on a Blue Line” e “Old Eyes and Mysteries”, prosseguindo até aos dias de hoje em regime multidisciplinar, a solo, ao lado de André Jaume, Raymond Boni, Daunik Lazro, Evan Parker, Ken Vandermark e Noah Howard, ou integrado no projeto de música contemporânea Deep Listening Band.
            Improvisador de recursos inesgotáveis, Joe McPhee é ainda autor de poemas alusivos ao tema (a improvisação), que acompanham os álbuns “A Meeting in Chicago” e “Grand Marquis”, encontrando-se grande parte da sua poesia disponível no site oficial www.joemcphee.com.
            No Jazz ao Centro, promovido pela editora e distribuidora Trem Azul, McPhee terá a companhia de Dominic Duval, no contrabaixo, Jay Rosen, na bateria, e o convidado especial Steve Swell, no trombone, autor de discografia própria na editora CIMP.
            A restante programação do ciclo — um concerto por mês — é qualquer coisa de inolvidável para o apreciador de novas músicas. Queiram apontar, por favor: William Parker Quintet, a 18 de Janeiro; DKV Trio , a 21 de Fevereiro; David S. Ware Quartet, a 21 de Março; Jemeel Moondoc Quintet, a 12 de Abril; Charles Gayle Trio, a 24 de Março; Vinny Golia/Bobby Badford Quartet, a 28 de Junho; Gerry Hemingway Quartet, a 25 de Julho; The Cosmosamatics, a 16 de Agosto; John Law Quartet, a 6 de Setembro; Ivo Perelman/Peter Brotzman Quartet, a 4 de Outubro; Frode Gjerstad Trio, a 8 de Novembro; Mujician a 6 de Dezembro.

Joe McPhee Trio + Steve Swell
COIMBRA Centro Norton de Matos.
Tel. 239711439.
Hoje, às 21h30.
Bilhetes a 8 euros.

Sem comentários: