23/10/2016

João e Rão nos anos 80 [Maria João + Rão Kyao]

JAZZ
DISCOS
PÚBLICO 5 OUTUBRO 2002

João e Rão nos anos 80

É provável que, passados 20 anos, os autores sintam um certo constrangimento em ouvir so seus trabalhos da juventude. Não que a música de Maria João e de Rão Kyao agora tirada sem mais nem menos da prateleira, seja motivo de vergonha, mas porque o que aqui é dado a ouvir pouco terá a ver com os interesses e práticas musicais atuais de ambos. O “Quinteto de Maria João” (1983), álbum de standards e dois originais, apresenta um trunfo forte: o som, remasterizado, é fabuloso, trazendo o baixo elétrico de António Ferro para a linha da frente. Carlos Martins demonstra espantosa jovialidade, no sax tenor e no clarinete (deliciosas, a sua intervenção, muito New Orleans, em “Bill Bailey won’t you please come home”, e a frescura bopper de “Lover come back to me”), e Mário Laginha é de um rigor a toda a prova no piano. Já em Maria João é notório que o entusiasmo se sobrepunha nessa época à invenção, desculpando-se-lhe ligeiros problemas técnicos, como a falta de fôlego final no citado “Bill Bailey”. O “scat” aventureiro (aqui apenas aflorado num tema de Charlie Parker) estava para vir, mas vale a pena ouvi-la, plena de erotismo, em “Stormy Weather”, de leveza, em “Blue moon”, e de classe, em “Comes love”.
                Dos anos 80 de Rão Kyao, viram a luz do dia, “Ritual”, na companhia de António Pinho, José Eduardo e Mário Barreiros, e “Ao Vivo em Cascais”, acolitado por um trio de músicos ingleses, a assinalar dez anos do festival Cascais Jazz. Recordam o Rão do saxofone tenor e o aspirante a jazzman que foi antes de trocar o sax pela flauta de bambú e se iniciar nos mistérios da Orientalidade e do misticismo “new age”. “Ritual” contém já as sementes dessa espiritualidade mas falta-lhe fogo e dilaceração. Mas esse é, afinal, o Rão que hoje todos conhecemos – o músico “branco” em meditação na posição de lótus. “Ao Vivo em Cascais” soa menos pacífico (em "Cascais Blues” e “Terraço”, conseguimos mesmo imaginá-lo a suar e a dobrar-se sobre o sax...), e faz pensar no que poderia ter sido Rão Kyao se tivesse optado por ser um músico de jazz.

Quinteto Maria João
Quinteto Maria João
7|10

Rão Kyao
Ritual
6|10

Ao Vivo em Cascais
7|10
Todos ed. e distri. Movieplay

Sem comentários: