JAZZ
DISCOS
PÚBLICO
5 OUTUBRO 2002
João
e Rão nos anos 80
É provável que, passados 20 anos,
os autores sintam um certo constrangimento em ouvir so seus trabalhos da
juventude. Não que a música de Maria João e de Rão Kyao agora tirada sem mais
nem menos da prateleira, seja motivo de vergonha, mas porque o que aqui é dado
a ouvir pouco terá a ver com os interesses e práticas musicais atuais de ambos.
O “Quinteto de Maria João” (1983), álbum de standards e dois originais,
apresenta um trunfo forte: o som, remasterizado, é fabuloso, trazendo o baixo
elétrico de António Ferro para a linha da frente. Carlos Martins demonstra
espantosa jovialidade, no sax tenor e no clarinete (deliciosas, a sua intervenção,
muito New Orleans, em “Bill Bailey won’t you please come home”, e a frescura
bopper de “Lover come back to me”), e Mário Laginha é de um rigor a toda a
prova no piano. Já em Maria João é notório que o entusiasmo se sobrepunha nessa
época à invenção, desculpando-se-lhe ligeiros problemas técnicos, como a falta
de fôlego final no citado “Bill Bailey”. O “scat” aventureiro (aqui apenas
aflorado num tema de Charlie Parker) estava para vir, mas vale a pena ouvi-la,
plena de erotismo, em “Stormy Weather”, de leveza, em “Blue moon”, e de classe,
em “Comes love”.
Dos
anos 80 de Rão Kyao, viram a luz do dia, “Ritual”, na companhia de António
Pinho, José Eduardo e Mário Barreiros, e “Ao Vivo em Cascais”, acolitado por um
trio de músicos ingleses, a assinalar dez anos do festival Cascais Jazz.
Recordam o Rão do saxofone tenor e o aspirante a jazzman que foi antes de
trocar o sax pela flauta de bambú e se iniciar nos mistérios da Orientalidade e
do misticismo “new age”. “Ritual” contém já as sementes dessa espiritualidade
mas falta-lhe fogo e dilaceração. Mas esse é, afinal, o Rão que hoje todos
conhecemos – o músico “branco” em meditação na posição de lótus. “Ao Vivo em
Cascais” soa menos pacífico (em "Cascais Blues” e “Terraço”, conseguimos
mesmo imaginá-lo a suar e a dobrar-se sobre o sax...), e faz pensar no que
poderia ter sido Rão Kyao se tivesse optado por ser um músico de jazz.
Quinteto
Maria João
Quinteto Maria João
7|10
Rão Kyao
Ritual
6|10
Ao Vivo em Cascais
7|10
Todos ed.
e distri. Movieplay
Sem comentários:
Enviar um comentário